Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Como identificar e evitar os amigos tóxicos

‘Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és’: Esta expressão é espelho da forte (e enorme) influência da amizade na nossa personalidade e no nosso estado de espírito. E por isso mesmo, está na hora de ‘eliminar’ todas as amizades tóxicas que apenas prejudicam a felicidade.

Como identificar e evitar os amigos tóxicos
Notícias ao Minuto

16:50 - 14/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relações

Um bom amigo é conselheiro, ouvinte, apoiante, disponível e estimulante. Mas serão todos os nossos amigos assim? Não, longe disso. No leque de pessoas que temos como queridas e próximas existem, por certo, umas quantas que não nos querem tão bem quanto imaginamos.

Todas as amizades têm uma ‘ovelha negra’, uma pessoa ‘tóxica’ que nada mais faz do que impedir a felicidade e a escritora e bloguer Eris Langer Klapper ensina agora a identificá-las e a ‘livrar-se’ delas.

Evite os vampiros emocionais: se tem no seu grupo de amigos uma pessoa que consome toda a sua energia positiva, que lhe ocupa o dia com mensagens, chamadas e emails acerca dos seus problemas, está na hora de deixar de responder e de deixar de lhe dar atenção. Existe uma grande diferença entre amigos a passar um mau dia e amigos que são sempre o centro das atenções. Não deixe que esta segunda opção volte a acontecer, sob a pena de nunca mais conseguir falar sobre si com essa pessoa sem que os seus problemas se tornem tema central da conversa.

Não seja o ‘amigo terapeuta’: Depois de identificar os ditos ‘vampiros’, Eris Langer Klapper diz que é importante saber distinguir entre ser um ‘ombro amigo’ e um terapeuta. Se algum dos seus amigos está a ter um dia mau ou um período menos positivo, é bom que esteja do seu lado, que o ouça e aconselhe, mas sempre sem ultrapassar a barreira da amizade. Ser uma espécie de terapeuta apenas vai fazer com que os seus problemas nunca sejam conversa e que os problemas dos outros sejam sempre o centro das atenções, mesmo quando já nem sequer problemas são.

Identifique os ‘amigos’ que deixam que seja o mais natural possível: ninguém é feliz durante nas 24 horas do dia, todos temos os nossos momentos. Contudo, é importante saber quando estamos a tentar ser uma outra pessoa apenas para nos enquadrarmos numa determinada situação ou num determinado grupo de pessoas. Se nas suas amizades mais próximas existe alguém que o deita abaixo, que não o deixa ser natural e que critica tudo o que faz, está na hora de deixar de considerar essa pessoa como uma ‘amiga’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório