Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Ressonar pode estar a fazer mal ao sono e ao seu cérebro

Estima-se que entre 19% a 40% dos adultos ressone enquanto dorme. A estatística penaliza não só o sono de quem dorme acompanhado, mas também a saúde de quem sofre desta condição.

Ressonar pode estar a fazer mal ao sono e ao seu cérebro
Notícias ao Minuto

16:18 - 16/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A revista Time traz esta semana um estudo que dá conta de que ressonar pode ter mais implicações do que as perturbações que são óbvias para quem dorme acompanhado.

Na verdade, quem sofre desta condição sofre de uma espécie de apneia do sono, uma condição que faz com que as pessoas parem de respirar durante alguns segundos ou vários minutos durante uma hora.

Segundo os investigadores, este tipo de perturbações pode causar lesões no cérebro, que em último ponto podem levar a perdas de memória ou mesmo problemas cognitivos mais cedo do que o que seria expectável.

Ricado Osorio, um doutorado e professor na NYU Center for Brain Health, juntamente com a sua equipa, seguiu duas mil pessoas, envolvidas num estudo sobre a doença de Alzheimer, durante um período que foi de seis meses a dois anos.

Todas as pessoas que alegaram ressonar foram seguidas de perto, chegando-se à conclusão de que estes pacientes tinham sintomas de perda de memória e eram menos rápidos mentalmente do que os investigados que não sofriam desta condição.

Apesar de o responsável pelo estudo ter afastado uma ligação direta entre os problemas de sono e a doença de memória, a verdade é que o efeito potencial existe e faz com que os pacientes exibam os sintomas referidos mais cedo do que outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório