Cinco coisas que o seu animal diz sobre a sua personalidade

Gato, cão, periquito ou peixe-dourado, hamster, ou coelho roedor. As escolhas são muitas, podem apenas ser uma fase da meninice ou podem revelar-se muito mais explicativas da sua personalidade adulta. Veja os cinco factos que a TIME selecionou para lhe mostrar que a escolha do seu animal de estimação diz muito mais sobre si do que o que pensa.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
06/01/2015 22:30 ‧ 06/01/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

Quem tem um cão é mais dependente de carinho. Quem escolhe um gato como companhia tem uma personalidade independente. Mito ou verdade? Segundo a revista TIME, que compilou um conjunto de estudos realizados ao longo do tempo, é muito mais complexo do que parece, até porque as possibilidades de escolha de um companheiro animal são imensas.

Mas vamos ao que interessa. Aqui ficam cinco factos que o seu animal revela sobre a sua personalidade ou, em alguns casos, a sua saúde.

1 - Um primeiro estudo, revela que as pessoas que têm um peixe são as mais felizes, que os donos de cães são os mais divertidos para o acompanhar e que as pessoas que têm gatos são mais confiáveis e sensíveis. Mas ainda faltam os répteis: quem tem um destes animais é, sobretudo, independente.

2 – Uma segunda investigação põe a claro uma questão permanente. Quais são as diferenças entre os donos de cães e gatos? Segundo a TIME, quem tem cão é cerca de 15% mais extrovertido, 13% mais capaz de ceder a concordar com um ponto de vista diferente do seu e 11% mais consciencioso que o dono de um gato.

Quem escolhe os felinos como companhia é 12% mais neurótico, mas tem também 11% mais abertura de ideias do que os donos de cães.

3 – Quer conhecer uma pessoa? Não lhe pergunte o que acha sobre si própria. Segundo uma outra investigação, os donos de animais tendem a acreditar que os seus animais de estimação refletem a sua personalidade.

4 – É ainda possível descobrir a orientação política de uma pessoa pelo tipo de raça canina que escolhe. Segundo a TIME, os liberais procuram animais que são mais gentis e relacionam-se em pé de igualdade com o seu cão. Os conservadores preferem cães que sejam leais, mas também obedientes.

5 – Os donos de cães são mais saudáveis, lidam melhor com o stress, são mais relaxados quanto à vida, têm uma autoestima elevada e têm, também, menor probabilidade de sofrer de depressão.

Além destes factos, por exemplo, explica a TIME, ver um vídeo engraçado sobre animais pode ajudar a reduzir os seus batimentos cardíacos e a sua pressão arterial em apenas um minuto. Mas, se não tem espaço para ter animais em sua casa, saiba ainda que ter um peluche ajuda o seu sistema imunitário a tornar-se mais forte.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas