Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Militares destacados na Lituânia regressam a Portugal amanhã

Os 70 militares portugueses destacados na Lituânia desde o início de setembro terminam a sua missão e voltam a Portugal na quinta-feira, anunciou hoje o Estado-maior-general das Forças Armadas (EMGFA).

Militares destacados na Lituânia regressam a Portugal amanhã
Notícias ao Minuto

16:27 - 31/12/14 por Lusa

Mundo EMGFA

O destacamento português na Lituânia "termina no dia 01 de janeiro [quinta-feira], a missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico, após quatro meses na liderança do Bloco 36, constituído por forças canadianas, alemãs e holandesas", refere o EMGFA, numa nota divulgada no seu site.

Os quatro países da NATO efetuaram mais de 70 missões para a interceção de aeronaves desconhecidas, metade das quais foram asseguradas pelo destacamento português.

Durante os quatro meses na Lituânia, os "caças" portugueses voaram mais de 300 horas diurnas e noturnas, entre missões operacionais e treino.

Os militares portugueses despediram-se da Lituânia numa cerimónia do "Handover/Takeover" realizada hoje na Base Aérea de Siauliai onde, desde setembro, seis aeronaves F-16 e os 70 militares portugueses mantiveram um dispositivo de alerta 24 horas por dia.

Portugal será substituído pela Itália, que vai liderar o bloco 37, acrescenta o EMGFA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório