Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Sem-abrigo obrigados a andar com triângulo amarelo visível

A polémica instalou-se em França depois de ter sido determinado que os sem-abrigo teriam de andar com um triângulo amarelo visível como forma de identificação, informa a Euronews.

Sem-abrigo obrigados a andar com triângulo amarelo visível
Notícias ao Minuto

22:08 - 05/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Os sem-abrigo de Marselha estão a ser obrigados a andar com um triângulo amarelo visível para serem identificados e têm ainda que utilizar uma identificação com as doenças de que padecem.

As Associações de Direitos Humanos e a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, estão contra esta medida por acharem que é de muito mau gosto. Até porque, dizem, parece que se está a recuar para um período negro da história francesa, quando os judeus foram obrigados a circular com uma estrela de David ao peito.

“É a estigmatização dos sem-abrigo, é um escândalo horroroso”, disse um militante durante uma manifestação em Marselha contra a iniciativa instaurada pela delegação local do Serviço de Ajuda Médica Urgente.

“Há também um problema de confidencialidade porque o exercício da medicina, mesmo na rua, tem de respeitar a ética e o sigilo médico”, revela o responsável pela associação Médicos do Mundo, Raymond Negren.

A ministra da Saúde já pediu para que a medida seja retirada. “Além de ser desagradável ver um triângulo amarelo colado nas roupas de certos cidadãos, esta medida parece-me ir contra toda a ética”, adianta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório