Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Morreu a jovem Tugce, a heroína alemã do dia-a-dia

Há cerca de duas semanas, Tugce A., uma jovem alemã de origem turca, estava num McDonald’s no momento em que três homens assediavam duas adolescentes de 13 e 16 anos. Tugce fez o que mais ninguém fez: interveio. À saída, uma agressão violenta deixou-a em coma. Os pais decidiram, no dia em que ia fazer 23 anos, desligar a máquina.

Morreu a jovem Tugce, a heroína alemã do dia-a-dia
Notícias ao Minuto

15:30 - 30/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

O momento de coragem de Tugce terminou numa bárbara morte, num parque de estacionamento em Offenbach, perto de Frankfurt. A Alemanha acordou primeiro para o horror de uma ‘heroína’ do dia-a-dia, uma jovem mulher que decidiu não desviar o olhar e optou por ajudar duas rapargas que estavam a ser vítimas de assédio. Agora, a violência de género e a passividade de outros intervenientes são debatidos num clima de consternação.

A jovem acabou morta na sequência de um murro que fez com que a sua cabeça embatesse numa pedra. Terá sido esta última pancada que a matou. O agressor é um jovem de 18 anos, entretanto detido. A edição inglesa do Deutsche Welle conta que as autoridades ainda procuram as duas miúdas que Tugce ajudou. Poderão ser testemunhas determinantes para o caso.

A cadeia de fast-food onde o caso decorreu já viu a imagens de videovigilância e defendeu entretanto os seus empregados, sugerindo que a decisão inicial, de não intervir, foi mesmo a mais adequado. Mas o mesmo Deutsche Welle realça que a morte e Tugce casou outro debate maior, entre alemães.

Das ruas para os meios de comunicação social, a pergunta tem sido a mesma, acrescenta o mesmo jornal: o que faria no lugar de Tugce? Muito questionam se eles próprios, na Alemanha dos nossos dias, teriam a coragem de agir, correndo o risco que a jovem correu – e que se veio a provar fatal.

Tugce A. faria 23 anos este fim-de-semana. Os médicos já tinham adiantado que não poderiam fazer muito mais. Os pais da jovem optaram por dar ordem para desligar as máquinas, no dia de aniversário da filha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório