O presidente do partido Povo da Liberdade, Silvio Berlusconi, considera que o programa político do ainda primeiro-ministro Mario Monti é “inspirado” na Alemanha.
“O programa de Monti não é mais que a continuação da política do actual Governo (demissionário), inspirado na Alemanha. Uma série de medidas erradas que levaram à actual situação”, afirmou em declarações, à televisão Retequattro, que pertence à sua família.
Para Il Cavagliére, a “melhor solução” para a crise é o seu regresso ao poder, com uma maioria parlamentar do seu partido. No caso de precisar de um aliado para conseguir a maioria absoluta, o antigo governante referiu que o melhor parceiro seria a Liga Norte, com a qual garantiu que tem trabalhado bem “e que por isso podia ser uma solução”, cita a Lusa
A Liga Norte suspendeu o pacto com Berlusconi após a queda do seu governo conservador e com a subida de Monti ao poder, em Novembro de 2011.
Berlusconi acrescentou ainda que se ganhar as eleições legislativas, em Fevereiro, e se precisar da Liga Norte para alcançar a maioria absoluta não hesitará em oferecer à força política de extrema-direita a vice-presidência do novo executivo italiano.