Meteorologia

  • 25 JUNHO 2019
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 19º

Edição

Deita-se tarde? Sorria, isto é para si

?Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer?. Não é que não concordemos com a afirmação, mas um artigo recente vem provar que há razões para os que se deitam mais tarde sorrirem. De acordo com artigo do Huffington Post, que referencia um estudo da London School of Economics and Political Science, quem se deita mais tarde tem um QI mais elevado, por exemplo.

Deita-se tarde? Sorria, isto é para si

É daquelas pessoas que raramente tem hora para se deitar? Sim? Ora bem, se isto era um fator que o perturbava, saiba que tem várias razões para sorrir. É que há vários estudos que demonstram que há efeitos positivos em tarde deitar e tarde erguer o dia.

Um estudo da London School of Economics and Political Science concluiu que a nossa evolução nos tinha desviado dos padrões de sono dos nossos ancestrais. Segundo Satoshi Kanazawa, um cientista evolucionista, “crianças mais inteligentes tenderão a desenvolver um comportamento de vida noturna, tornando-se pessoas que vão para a cama tarde e que acordam tarde, quer aos dias de semana quer aos fins de semana”, explica.

Quem se deita tarde tem também uma vantagem física sobre quem acorda cedo. Investigadores da Universidade de Alberta testaram a força nas pernas de indivíduos que se deitavam tarde e cedo e descobriram que a força de quem acordava cedo se mantinha consistente durante todo o dia e que quem se deitava tarde tinha picos de força à noite.

Mas encostar a cabeça na almofada só quando a noite vai longa pode ter também benefícios na sua criatividade. De acordo com investigadores da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão, existe a hipótese de que quem se deita mais tarde é mais criativo porque este comportamento “pode estimular o desenvolvimento de um espírito não convencional e a habilidade para encontrar soluções alternativas e originais” para os problemas que enfrenta.

Apresentamos-lhe agora a última razão. Quem fica de olhos abertos até mais tarde, tem melhores resultados nos testes gerais de inteligência – mas quem acorda mais cedo tem melhores notas.

Investigadores da Universidade de Madrid publicaram, em 2013, um estudo onde analisaram os padrões de sono de 1.000 adolescentes, concluindo que os que ficavam acordados até mais tarde tinham melhores resultados nos testes gerais de inteligência.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório