Procurar

Palestiniano libertado revela tortura em Israel: "Espancados até à morte"

Akram al Basyouni, de 45 anos, vivia no norte de Gaza e foi preso pelas forças israelitas no dia 10 de dezembro de 2023 quando estava num abrigo em Jabalia. Foi agora libertado devido ao acordo de paz assinado entre Israel e o Hamas e revelou que os prisioneiros eram torturas e espancado diariamente.

Palestiniano libertado revela tortura em Israel: "Espancados até à morte"

© Reuters

Maria Gouveia
15/10/2025 16:50 ‧ há 9 horas por Maria Gouveia

Akram al Basyouni, de 45 anos, vivia no norte de Gaza. Foi um dos cerca de 1.700 palestinianos que foram libertados na passada segunda-feira, dia 13 de outubro, devido ao acordo de paz assinado entre o país e o Hamas. 

 

Akram al Basyouni foi preso pelas forças israelitas no dia 10 de dezembro de 2023 quando estava num abrigo em Jabalia.

"Muitos dos nossos companheiros foram espancados até à morte. Quando gritávamos por ajuda aos guardas, eles respondiam friamente: 'Deixem-no morrer'. Cinco minutos depois, levavam o corpo, embrulhavam-no num saco e fechavam a porta", contou numa entrevista à Sky News.

O palestiniano revelou ainda que, diariamente, ele e os companheiros eram torturados, espancados com cacetetes, atacados por cães e era-lhes lançado gás naquilo a que os guardas chamavam de "cerimónia de boas-vindas".

"Batiam-nos com tanta violência que fraturam as nossas costelas. Derramaram água a ferver sobre o rosto e as costas dos jovens até a pele descascar. Ficávamos sentados no chão de metal frio durante dias, punidos até por pedir ajuda", continuou.

Al Basyouni alegou ainda que os prisioneiros eram forçados a permanecer de joelhos durante longas horas, privados de roupas e cobertores e submetidos a abusos religiosos e psicológicos.

"Eles amaldiçoaram o Profeta, rasgaram o Alcorão à nossa frente e insultaram as nossas mães e irmãs com uma linguagem desagradável", disse, acrescentando que os guardas disseram aos prisioneiros que as suas famílias "estavam mortas" e que "não havia mais Gaza".

Os relatos de Al Basyouni vão de encontro aos de muitos outros prisioneiros palestinianos já libertados e que denunciaram espancamentos, falta de comida e privação de assistência médica. 

O palestiniano de 45 anos relatou que muitos dos prisioneiros, incluindo médicos, morreram devido a espancamentos e/ou negligência médica. 

"Ouvi falar do Dr. Adnan al Brush. Foi atingido no peito por um guarda prisional, na zona do coração. Perdeu a consciência imediatamente e morreu cinco minutos depois", contou.

Uma investigação da Sky News apurou que o Dr. al-Brush, um dos cirurgiões mais respeitados de Gaza, morreu depois de ter sido torturado, tendo tido várias costelas fraturadas e ferimentos graves enquanto esteve na prisão de Ofer.

Akram al Basyouni afirmou ainda que conheceu um outro médico, o Dr. Hossam Abu Safiya, em Ofer e revelou que um outro médico foi submetido a "torturas severas e contínuas".

De acordo com um relatório das Nações Unidas (ONU) de 2024, desde o dia 7 de outubro de 2023, milhares de palestinianos foram mantidos arbitrariamente por Israel, estando incontactáveis, acorrentados, submetidos a tortura e privados de água, comida, sono e assistência médica. 

Por seu turno, Israel afirmou estar a seguir os padrões legais nacionais e internacionais para o tratamento de prisioneiros e que quaisquer violações cometidas por funcionários da prisão são investigadas. 

Note-se ainda que o ministro da Segurança Nacional israelita, Ben-Gvir, que supervisiona as prisões do país, gabou-se diversas vezes de tornar as condições para os palestinianos as mais duras possíveis, mas dentro da lei.

O meio britânico entrou em contacto com o Serviço Prisional de Israel e com as Forças de Defesa israelitas para obter um comentário sobre o assunto. No entanto, não obteve respostas. 

A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos

O Hamas libertou os últimos 20 reféns vivos e Israel libertou quase 2.000 prisioneiros palestinianos, na manhã desta segunda-feira, como parte de um acordo de cessar-fogo, negociado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que aterrou hoje em Israel, a proclamar o "fim" da guerra.

A começar de madrugada, no total 20 reféns foram libertados e devolvidos a Israel pelo Hamas, sendo pouco depois soltos 1.968 palestinianos por Israel, que podem ser vistos, nas imagens, a chegar à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, de autocarro.

A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos em imagens

A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos em imagens

Até agora, o Hamas libertou os últimos 20 reféns vivos e Israel libertou cerca de 2.000 prisioneiros palestinianos como parte de um acordo de cessar-fogo. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto | 14:35 - 13/10/2025

Há ausências de nomes na lista de prisioneiros

Israel libertou na segunda-feira quase 2.000 presos palestinianos, a maioria detida nos últimos dois anos em Gaza e 250 com penas de prisão perpétua, mas continuam presos figuras de relevo.

Na lista divulgada, faltam nomes como o de Marwan Barghouti, visto por muitos como o sucessor de Mahmoud Abbas à frente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), ou o do diretor do Hospital Kamal Adwan, em Gaza, Hussam Abu Safiya.

Há ausências sonantes na lista de presos palestinianos libertados

Há ausências sonantes na lista de presos palestinianos libertados

Israel libertou na segunda-feira quase 2.000 presos palestinianos, a maioria detida nos últimos dois anos em Gaza e 250 com penas de prisão perpétua, mas continuam presos figuras de relevo.

Lusa | 15:17 - 14/10/2025

Leia Também: Israel devolve mais 45 corpos de palestinianos a Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10