Procurar

A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos em imagens

Até agora, o Hamas libertou os últimos 20 reféns vivos e Israel libertou cerca de 2.000 prisioneiros palestinianos como parte de um acordo de cessar-fogo. Veja as imagens.

A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos em imagens A troca de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos em imagens
Anterior Seguinte
Galeria

39 Fotos

© Reuters

Notícias ao Minuto
13/10/2025 14:35 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

O Hamas libertou os últimos 20 reféns vivos e Israel libertou quase 2.000 prisioneiros palestinianos, na manhã desta segunda-feira, como parte de um acordo de cessar-fogo, negociado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que aterrou hoje em Israel, a proclamar o "fim" da guerra.

 

A troca de reféns e prisioneiros

A começar de madrugada, no total 20 reféns foram libertados e devolvidos a Israel pelo Hamas, sendo pouco depois soltos 1.968 palestinianos por Israel, que podem ser vistos, nas imagens, a chegar à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, de autocarro.

O Hamas começou por entregar sete reféns isrealitas, entregando depois mais 13 reféns israelitas à Cruz Vermelha Internacional, que os conduziu até efetivos militares israelitas, em Gaza, num total de 20 homens entre os 20 e os 48 anos.

Ainda em posse do Hamas estão os corpos dos restantes 28 reféns mortos, que também deverão ser entregues como parte do acordo.

Há três luso-israelitas entre os 20 libertados e outros três que são presumidos mortos.

Cenas emocionantes decorreram na base militar de Re'im, no sul de Israel, onde os reféns libertados se reuniram com as famílias mais próximas, pela primeira vez em dois anos, tendo depois seguido para fazer exames médicos iniciais - posteriormente, serão transferidos para hospitais para exames mais completos.

Na Cisjordânia ocupada por Israel, multidões de palestinianos reuniram-se em Ramallah, onde imagens mostram prisioneiros palestinianos a descer dos autocarros que os trouxeram da Prisão de Ofer, em Israel. Alguns dos homens usavam keffiyehs e faziam sinais de vitória ao serem recebidos pela multidão.

Pode ver várias imagens da troca de ambos os lados na galeria acima.

Cimeira de Paz

O acordo de cessar-fogo aliviou as famílias dos reféns e prisioneiros, tendo também aumentado a esperança de encerrar uma guerra de dois anos que devastou Gaza. Mas não encerrou formalmente as hostilidades. Muitas questões ainda permanecem sobre o que acontecerá em Gaza.

Algumas dessas questões deveriam ser abordadas numa cimeira de Paz, ainda hoje, no Egito, que contaria com a presença de Trump e de outros líderes mundiais. Se por um lado, o governo egípcio informou que Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, ia participar, já o gabinete de Netanyahu anunciou a sua ausência invocando como justificação um feriado religioso judaico.

Recorde-se que Israel declarou a 7 de outubro do ano passado uma guerra na Faixa de Gaza para erradicar o Hamas, horas depois de este ter realizado em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, matando 1.194 pessoas, na maioria civis. Até agora, o número de mortes na Faixa de Gaza em resultado da ofensiva israelita já ultrapassou os 40 mil, de acordo com as autoridades locais controladas pelo Hamas.

Leia Também: Apenas quatro corpos de reféns serão hoje devolvidos a partir de Gaza 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10