Vídeos de jovens a cantar músicas anti-guerra em São Petersburgo, na Rússia, estão a tornar-se virais nas redes sociais, não sendo, para já, conhecidas quaisquer detenções.
Em causa estão centenas de jovens, tal como pode ver no vídeo acima, que cantam os versos de uma música de Noize MC, um rapper classificado como "agente estrangeiro" pelo Kremlin e considerado "extremista" pelas autoridades russas.
Segundo o que explica a imprensa internacional, as imagens causaram também alguma indignação entre os patriotas pró-guerra russos, que defendem o Kremlin e também apoiam a invasão na Ucrânia.
Segundo a agência Nexta, parte da letra da música que se ouviu durante os protestos diz: "Quero ver bailado - deixem os cisnes dançar". Isto porque, o 'Lago dos Cisnes' é uma forte referência política, dado que estas peças eram transmitidas pela televisão estatal em alturas de crise política ou morte de líderes políticos, na altura da União Soviética.
Russian youth in St. Petersburg party to anti-war music
— NEXTA (@nexta_tv) October 14, 2025
Videos circulating on social media show crowds of young Russians singing along to banned anti-war songs — and have already sparked outrage among pro-Kremlin “Z-patriots.” So far, no arrests have been reported.
The crowd… pic.twitter.com/7251jRn5AQ
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Portugal vai comprar 50 milhões de euros em armas aos EUA para Ucrânia