Procurar

Lecornu reconduzido como primeiro-ministro por Macron: "Aceito a missão"

Sébastien Lecornu demitiu-se do cargo de primeiro-ministro de França na segunda-feira. Vários cenários estavam em cima da mesa e, esta sexta-feira, chefe de Estado de França, Emmanuel Macron, decidiu reconduzi-lo ao cargo.

Lecornu reconduzido como primeiro-ministro por Macron: "Aceito a missão"

© Getty Images

Ana Teresa Banha
10/10/2025 21:10 ‧ há 4 horas por Ana Teresa Banha

Mundo

França

O presidente de França, Emmanuel Macron, reconduziu, esta sexta-feira, Sébastien Lecornu no cargo de primeiro-ministro, depois de este apresentar a sua demissão no início da semana.

 

"O presidente da República nomeou o sr. Sébastien Lecornu como primeiro-Ministro e encarregou-o de formar um governo", explicou o Palácio do Eliseu, em comunicado citado pelas publicações francesas, sem dar mais detalhes.

A informação surge depois de longas negociações. A nota emitida dá ainda conta de que o presidente francês dá então "carta branca ao primeiro-ministro".

"Aceito - por dever - a missão que me foi confiada pelo Presidente da República de fazer todo o possível para dotar a França de um orçamento para o final do ano e de resolver os problemas da vida quotidiana dos nossos compatriotas", começa por ler-se na nota, citada pela publicação Le Monde

"Temos de pôr fim a esta crise política que exaspera o povo francês e a esta instabilidade que prejudica a imagem da França e os seus interesses", continuou, referindo que colocar um fim à crise política que França está a viver "só pode ser feito sob certas condições".

No comunicado, Lecornu apontando que, neste âmbito, "restaurar as contas públicas continua a ser uma prioridade para o futuro" do país. "A nova equipa do governo deve incorporar a renovação e diversidade de competências. Farei de tudo para ter sucesso nesta missão", garantiu.

Extrema-direita e esquerda radical prometem censurar governo de Lecornu

Extrema-direita e esquerda radical prometem censurar governo de Lecornu

O partido de extrema-direita União Nacional, o partido de extrema-esquerda França Insubmissa e o Partido Comunista francês prometeram hoje à noite, após a recondução do primeiro-ministro demissionário Sébastien Lecornu pelo Presidente Emmanuel Macron, censurar o próximo Governo.

Lusa | 22:21 - 10/10/2025

A demissão (e os cenários que estiveram em cima da mesa)

Note-se que Lecornu apresentou a demissão na segunda-feira, depois de ficar sob fogo cruzado das críticas da oposição e da Direita - críticas estas que surgiram depois de este ter apresentado parte da sua equipa governamental. Isto porque, recorde-se, Lecornu assumiu o cargo há um mês, 9 de setembro.

Por trás da surpreendente demissão de Lecornu está a posição de um dos seus aliados, o partido conservador Republicano, cujo líder, Bruno Retailleau, manifestou no domingo à noite a sua insatisfação com a composição do novo Governo, no qual esperava ter uma maior presença.

Para além de uma nomeação - que podia ser de Lecornu ou de outro responsável -, Macron tinha à sua frente outros cenários, como a dissolução da Assembleia Nacional, algo que já fez há pouco mais de um ano, em julho de 2024.

Macron anuncia dissolução de Assembleia Nacional.

Macron anuncia dissolução de Assembleia Nacional. "Ato de confiança"

Eleições nacionais em França vão começar a 30 de junho. Segundo volta marcada para 7 de julho.

Notícias ao Minuto com Lusa | 20:10 - 09/06/2024

A última opção que Macron poderia ter tomado seria também a saída do próprio presidente do cargo, cujos apelos foram aparecendo em vários espetros políticos. Já no início de setembro, o partido França Insubmissa tinha apresentado uma moção de destituição de Macron.

[Notícia atualizada às 21h38]

Leia Também: França. Lecornu considera não ser momento para mudar de presidente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10