Procurar

Brasil. Causa de morte de menina de 11 anos já é conhecida: "Traumatismo"

A causa da morte da menina brasileira de 11 anos, que morreu após ser espancada por colegas, já foi revelada e, segundo, a certidão de óbito foi um "traumatismo cranioencefálico produzido por objeto contundente". A criança terá sido agredida porque recusou envolvimento com um dos seus colegas.

Brasil. Causa de morte de menina de 11 anos já é conhecida: "Traumatismo"

© Reprodução X

Maria Gouveia
09/09/2025 21:00 ‧ há 8 horas por Maria Gouveia

Mundo

Brasil

Já foi divulgada a causa da morte de Alícia Valentina, a menina de 11 anos que foi espancada por colegas numa escola, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, no Brasil.

 

Segundo revela o site brasileiro g1, na certidão de óbito consta que a causa da morte foi  "traumatismo cranioencefálico produzido por instrumento contundente", o que significa que, possivelmente, a menina foi atingida na cabeça com algum objeto. 

Alícia Valentina terá sido agredida depois de um dos colegas ter iniciado a agressão porque a menina "não quis ficar com ele" - expressão que significa um envolvimento romântico e/ou sexual sem um compromisso sério..

A menina, recorde-se, tinha sido violentamente agredida na quarta-feira e foi internada num hospital no Recife, onde, no sábado, foi confirmado que estava em morte cerebral.

Segundo familiares, a criança tinha sido levada por funcionários da escola para o hospital, uma vez que estava a sagrar do nariz. Foi atendida e recebeu alta. Já em casa, começou a sangrar de um ouvido e foi novamente a uma unidade hospitalar, voltando a receber alta. 

Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas dentro de escola

Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas dentro de escola

Caso aconteceu no Brasil. A criança foi agredida na quarta-feira e esteve vários dias hospitalizada, contudo, acabou por não resistir aos ferimentos e foi confirmada a sua morte cerebral, no último sábado.

Notícias ao Minuto | 17:28 - 08/09/2025

Escola "não sabe explicar o que aconteceu"

O incidente terá ocorrido numa das casas de banho do estabelecimento de ensino, mas, segundo conta a mãe de Alícia, ninguém na escola sabe explicar em concreto o que aconteceu.

A mulher contou à TV Globo que uma das professoras lhe disse que uma das câmaras de segurança teria captado o acontecimento, mas a escola não adiantou informação.

"Cheguei à escola, a professora disse que tinha sido dentro do banheiro, mas também não sabia explicar o que aconteceu. Aí disse que tinha dois garotos e uma menina na porta, não sabe se estava segurando, e a filmagem, que ele [um dos rapazes] estava dando um soco", relatou. "Mas ali não foi só um soco, não. Ali foi de pé ou bateu com a cabeça dela na pia ou na sanita", disse.

Depois de ter estado no hospital na quarta-feira e ter tido alta, Alícia regressou no dia seguinte.

"Foram feitos vários exames. Não acusou nada nos exames. Foi feita a TAC, tirou raios-x. E aí aconteceu que o médico falou que era uma lesão corporal no cérebro. Tinha sido uma pancada muito forte. Não tinha sido um soco de jeito nenhum", afirmou, convicta.

Mãe de menina que morreu após agressão na escola:

Mãe de menina que morreu após agressão na escola: "Não foi só um soco"

O incidente aconteceu na quarta-feira, dia 3 de setembro, e terá ocorrido numa das casas de banho da escola. Os agressores serão, alegadamente, dois rapazes e uma rapariga, colegas da vítima.

Carolina Pereira Soares | 14:37 - 09/09/2025

Leia Também: Brasileiro nada 18 horas em Portugal e acaba a fazer pedido de casamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10