Procurar

Brasileiro nada 18 horas em Portugal e acaba a fazer pedido de casamento

Foram mais de 18 horas e 42 quilómetros em mar aberto. No fim do desafio, o brasileiro Leandro da Silva Cruz, que é enfermeiro, acabou a pedir a namorada em casamento.

Brasileiro nada 18 horas em Portugal e acaba a fazer pedido de casamento

© Reprodução Instagram en_leandrocruz

Notícias ao Minuto
09/09/2025 20:02 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

País

Brasil

Um brasileiro, a viver em Portugal, nadou 42 quilómetros entre a ilha de Porto Santo e a Madeira e, após a completar a difícil travessia, acabou a pedir a namorada em casamento.

 

Leandro da Silva Cruz, de 42 anos, nadou, ininterruptamente, mais de 18 horas, em mar aberto - uma prova para a qual se preparou durante 14 meses. 

"O objetivo era mostrar para as pessoas que nós somos capazes de tudo. Mesmo eu não sendo atleta, não sendo um nadador, eu me desafiei e me preparei para isso. É para mostrar para as pessoas que podemos fazer aquilo que a gente quer”, afirmou Leandro em declarações ao g1.

Há quatro anos, o homem deixou a carreira de enfermeiro no Brasil e mudou-se para Portugal, onde nos últimos meses começou a preparar o desafio. Teve de investir cinco mil euros para para que tudo fosse possível, tendo organizado rifas e angariações, além do apoio de patrocinadores.

O sonho cumpriu-se. A prova arrancou no dia 6 de setembro e terminou, com sucesso, já no dia 7. "A chegada foi muito emocionante porque foi muito duro o final", recordou.

O grande prémio deste desafio viria a ser o noivado. Assim que completou a travessia, Leandro pediu a namorada em casamento. 

"Uma das minhas forças era isso: realizar esse grande feito para pedir a minha namorada em noivado", contou.

A esta boa notícia, juntou-se também um troféu da Swimmadeira, contratada para dar suporte durante a prova. 

É de realçar que, embora parasse de nadar a cada 40 minutos para se alimentar, o homem não se podia apoiar ou segurar à embarcação de apoio ou colocar os pés no chão.

No fim, além de dever cumprido, ficou também o cansaço extremos e lesões na boca. 
 
"A boca vem muito, muito machucada, porque a água salgada vai entrando na boca e vai lesionando. Até hoje, só estou comendo batidos, estou comendo sopa", disse.

"A maior dificuldade é lidar com os pensamentos negativos, conseguir administrar os pensamentos, pôr a cabeça no lugar, porque começa a vir [na mente] que você não está saindo do lugar, que não está nadando, começam a vir as dores nos braços, muitas dores no ombro", confessou.

No entanto, o brasileiro considera que tudo valeu a pena e que o sentimento é o de que "não existe limite para o sonho". 

Leia Também: Juiz relator declara Jair Bolsonaro culpado por tentar golpe de Estado 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10