O ministro dos Transportes da Turquia, Abdulkadir Uraloğlu, foi multado após filmar-se a conduzir em alta velocidade numa autoestrada nos arredores da capital, Ancara. Em sua defesa, o governante afirmou que queria apenas "verificar as condições mais recentes na Autoestrada Ancara-Niğde".
A polémica estalou no domingo, quando o ministro partilhou um vídeo na rede social X onde aparecia a conduzir a alta velocidade com a hashtag #TurquiaAcelera, enquanto ouvia canções folclóricas e excertos de discursos do presidente Recep Tayyip Erdoğan.
"Uma recordação da Autoestrada Ancara-Niğde com canções folclóricas. Quando estamos cansados, inspiramo-nos no nosso presidente, que diz: "Não trabalhamos o suficiente", e seguimos o nosso caminho", escreveu na descrição do vídeo.
Em algumas imagens é possível ver o velocímetro a atingir velocidades entre os 190 e os 225 quilómetros por hora, enquanto o limite de velocidade nessa autoestrada na Turquia é de cerca de 140 quilómetros por hora.
Mais tarde, o ministro revelou que foi multado e partilhou o documento das autoridades turcas. Segundo o próprio, foi o vídeo que acabou por denunciá-lo.
"Sentei-me ao volante para verificar as condições mais recentes na Autoestrada Ancara-Niğde. No processo, inconscientemente, ultrapassei o limite de velocidade, ainda que por breves instantes", escreveu, acrescentando: "Também me denunciei com o vídeo correspondente".
Na nota, Abdulkadir Uraloğlu frisou ainda que "respeitar os limites de velocidade é obrigatório para todos" e que a polícia de trânsito turca aplicou "as penalizações necessárias".
"Gostaria de informar o público que serei ainda mais cuidadoso a partir de agora", prometeu.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o documento partilhado nas redes sociais mostra que Uraloğlu estava a conduzir a 225 quilómetros por e recebeu uma multa de 9.267 liras turcas (cerca de 190 euros).
Leia Também: Ucrânia? Turquia vai apoiar processo que "envolva todas as partes"