Uma tempestade de areia 'engoliu' Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, na segunda-feira à noite. As imagens, partilhadas nas redes sociais, mostram a dimensão deste fenómeno, conhecido com 'haboob', e que é caracterizado exatamente pela alta intensidade, com a areia a ser levada por uma corrente atmosférica.
A tempestade não só atingiu a zona metropolitana da cidade, como a deixou escura (dado que a luz solar não chegava), deixou motoristas 'no escuro', interrompeu o fornecimento de eletricidade temporariamente e deixou em terra os aviões naquele que a Associated Press (AP) classifica como um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos.
A AP falou com uma mulher que estava regressar com os filhos, de 9 e 10 anos, da escola, quando a tempestade atingiu a cidade. Segundo conta Bernae Boykin Hitesman, teve de encostar o carro assim que começou a sentir o carro 'engolido': "Não conseguiria ver a minha mão à frente da cara se a colocasse lá fora."
A mulher conta ainda que, ainda que dentro do carro, conseguia sentir o pó, assim como sentir o vento a atingir o carro. Tudo isto durou cerca de 15 minutos. "Estava nervosa. E os meus filhos estavam muito, muito assustados. Estava a tentar ser corajosa por causa deles."
Este tipo de tempestades acontece em várias zonas áridas do mundo. Chuvas fortes e vento seguiram-se à tempestade, o que atrasou os voos no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor. Também foram registados alguns danos no teto de um dos terminais.
"As equipas têm identificado fugas e tentado limpar a água acumulada nas áreas de passageiros", explicou vice-diretora de relações públicas da aviação do aeroporto, Heather Shelbrack, num e-mail citado pela AP.
Richard Filley, um professor universitário já reformado que vive em Gilbert, no mesmo estado, disse que o vento fez com que os locais para alimentar pássaros pendurados nas árvores caíssem após a passagem desta tempestade, devido ao balanço. "A tempestade de vento é parte disto. Estou feliz que já tenha terminado. Olha-se para as fotografias de um 'haboob' e pode ver-se quão espetacular é o fenómeno natural. São bonitos à sua maneira", apontou o especialista.
De acordo com o que um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Phoenix, disse à AP, a zona de Phoenix tem registado um clima mais seco do que o normal durante a temporada de monções, enquanto partes do sudeste e centro-norte do Arizona tiveram uma quantidade razoável de chuva.
Note-se que, em junho um outro fenómeno natural também deixou boquiaberto quem estava por Portugal. Em causa esteve uma nuvem-rolo (ou 'roll cloud'), avistada, sobretudo, na zona litoral do país.
A imagem, que é resultado dos contrastes entre massas de ar e brisas marítimas, 'assustou' mesmo muitas pessoas que estavam a aproveitar o dia na praia, e que, subitamente, avistaram algo que se assemelhava a uma onda.
Este tipo de nuvem apresenta uma forma longa e tubular, movendo-se horizontalmente, como se estivesse a “rolar” sobre o oceano. O fenómeno é extremamente raro, sobretudo em Portugal, mas não é perigoso. Este forma-se quando o ar quente bate de frente com ar frio e, em vez de subir, expande-se horizontalmente.
O fenómeno em causa foi visto, por exemplo, nas praias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde ou na Praia da Torreira, em Aveiro.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: "Apocalipse zombie"? Burning Man encerrou devido a tempestade de areia