"Atribuímos especial importância às relações com os Emirados Árabes Unidos, é um país amigo", disse Vladimir Putin no início do encontro com o homólogo Mohamed bin Zayed Al Nahyan, no Kremlin.
Este encontro acontece no dia em que o Presidente russo anunciou que os Emirados Árabes Unidos (EAU) são um possível local para a cimeira entre Putin e o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, com a invasão russa da Ucrânia na agenda.
Putin lembrou o desenvolvimento de laços económicos, comerciais e de investimento entre os dois países.
"Gostaria de realçar que os investimentos russos nos Emirados ainda superam significativamente os dos Emirados na Rússia, quase o dobro", acrescentou.
De acordo com o Kremlin, as negociações entre a Rússia e os EAU abordaram a implementação de projetos bilaterais nos setores da energia e do investimento e, no final, foram assinados vários documentos nas áreas dos transportes e do investimento.
O ministro do Desenvolvimento Económico russo, Maxim Reshetnikov, realçou que estes acordos "vão dar um novo impulso" à cooperação bilateral e diversificar os fluxos comerciais, entre outros benefícios para ambas as partes.
Os documentos agora assinados complementam o acordo de comércio livre de bens entre a União Económica Euroasiática e os EAU, assinado em junho de 2025.
Leia Também: Putin revela que encontro com Trump poderá ser nos Emirados Árabes Unidos