Austrália ajuda Timor a criar plano de gestão de crocodilos de água salgada

A Austrália vai ajudar Timor-Leste a desenvolver um plano de gestão de crocodilos de água salgada, anunciou hoje a embaixada australiana em Díli numa publicação nas redes sociais.

Ataques de crocodilos em Timor-Leste aumentam sem medidas de controlo

© Lusa

Lusa
24/07/2025 11:35 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Timor-Leste

"O Governo do Território do Norte [da Austrália] está a trabalhar em estreita colaboração com o Governo de Timor-Leste para desenvolver um plano de gestão de crocodilos de água salgada com o objetivo de melhorar a saúde e a segurança públicas", pode ler-se na publicação.

 

A embaixada da Austrália explica que a parceria pretende "contribuir para o reforço da capacidade local para a monitorização e gestão contínua de crocodilos", que em Timor-Leste são considerados sagrados e cujos ataques aumentaram nos últimos anos.

O anúncio foi feito durante a visita da ministra do Comércio, Negócios e Relações Asiáticas do Território Norte, Robyn Cahill, a Díli, que após um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, também destacou a parceria.

Na declaração à imprensa, sem direito a perguntas, a ministra salientou que o encontro serviu também para explorar formas de o Território do Norte e Timor-Leste trabalharem juntos na "partilha de competências e experiências em diversos setores".

"Por exemplo, o nosso acordo de cooperação na área da saúde e também alguns projetos que iremos iniciar num futuro próximo para capacitar trabalhadores na área das energias renováveis", disse.

Timor-Leste e o Território do Norte da Austrália assinaram em 18 de julho um Plano de Ação para a Cooperação no setor da saúde, no âmbito do Acordo de Parceria Estratégica 2023-2027.

O plano visa reforçar a cooperação bilateral através de intercâmbios de competências, programas de formação especializada em áreas como hematologia e cuidados intensivos e estágios clínicos de pós-graduação.

Robyn Cahill, que iniciou quarta-feira uma visita a Díli, esteve também hoje reunida com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, com quem discutiu as oportunidades colaboração entre o Território do Norte e Timor-Leste.

Leia Também: Denúncias de violação de direitos humanos aumentaram em Timor-Leste

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas