Carney sublinha que Canadá só aceitará "melhor acordo" com EUA

O primeiro-ministro canadiano sublinhou hoje que só vai aceitar "o melhor acordo" em matéria de tarifas para o país, que os Estados Unidos ameaçaram com taxas de 35% a partir de 01 de agosto.

Mark Carney

© DAVE CHAN/AFP via Getty Images

Lusa
22/07/2025 20:50 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Tarifas

"Estamos a procurar o melhor acordo para o Canadá. Só aceitaremos o melhor", afirmou Mark Carney, no início da reunião com líderes regionais canadianos que tinha como objetivo abordar as relações comerciais que Otava pode tomar para reforçar a economia.

 

"Estamos conscientes de que o ambiente comercial global está a mudar e que alguns países estão a recuar e a restringir o acesso ao mercado, mas há ainda mais países que se estão a abrir", acrescentou Carney, agradecendo aos chefes dos governos regionais as iniciativas individuais com a Europa e "parceiros em todo o mundo".

O responsável pelas relações comerciais do Canadá, Dominic LeBlanc, deverá deslocar-se a Washington nos próximos dias, em data que Carney não adiantou, para prosseguir as negociações.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor ao Canadá tarifas de 35% no dia 11 de julho caso não facilite o acesso de produtos norte-americanos ao mercado e trave o fluxo da droga fentanil para os EUA.

Leia Também: FMI critica recurso a tarifas para compensar défice da balança corrente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas