Sobe para 516 número de mortos no sul da Síria

Pelo menos 516 pessoas morreram, até agora, em Sweida, no sul da Síria, indicou hoje o mais recente balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 

Síria

© Zana Halil/ dia images via Getty Images

Lusa
17/07/2025 14:30 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

ONG

A organização não-governamental (ONG) afirmou que, desde domingo, morreram 243 membros das forças governamentais, 154 civis, incluindo 83 pessoas "sumariamente executadas por membros dos Ministérios da Defesa e do Interior" sírios, 79 combatentes drusos, 18 combatentes beduínos e três membros de tribos beduínas "executados sumariamente por combatentes drusos". 

 

A OSDH, com sede em Londres e com uma vasta rede de contactos na Síria, adiantou que 15 membros das forças sírias foram mortos em ataques israelitas. 

O balanço anterior apontava para mais de 350 mortos.

A ONG avançou também que as forças sírias estavam a retirar-se da cidade de Sweida, de maioria drusa, na sequência de um novo acordo de cessar-fogo alcançado na quarta-feira.  

Depois dos confrontos entre a comunidade drusa e tribos beduínas em Sweida, que começaram no domingo, as forças sírias e aliados foram enviados na terça-feira para a região, até aqui sob controlo de combatentes drusos locais.

O OSDH, grupos drusos e outras testemunhas acusaram as forças de segurança sírias de numerosos abusos.

Na quarta-feira, Israel efetuou múltiplos ataques na Síria, incluindo dois em Damasco, contra o quartel-general do exército sírio e outro junto ao palácio presidencial.

O OSDH relatou também pelo menos dois ataques de aviação israelita contra Sweida.

Estes ataques israelitas, alegadamente em apoio aos drusos, foram condenados pelo Governo sírio e pela comunidade internacional.

Leia Também: Costa saúda acordo de trégua entre Telavive e Damasco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas