Num comunicado publicado na rede social X, o exército libanês adiantou que a fábrica se encontrava na localidade de Yamuné, localizada no vale de Becá, e salientou que os militares "desmantelaram o equipamento e a maquinaria utilizados no laboratório, com um peso aproximado de cerca de dez toneladas".
O Exército destacou que os soldados também apreenderam "uma grande quantidade de comprimidos de captagon, metanfetamina e outros estupefacientes", e encontraram um túnel com cerca de 300 metros que "servia para entrar e sair da fábrica e armazenar alguns equipamentos".
"Foi aberta uma investigação sob a supervisão das autoridades judiciais competentes", salientou o exército libanês, que está tentar para deter "todos os implicados".
No entanto, não há ainda informações sobre detenções ou sobre quem controlava as instalações de produção daquela que é também conhecida como a "cocaína dos pobres".
Por outro lado, o Exército procedeu durante o dia ao encerramento de várias rotas de contrabando em Machari al-Qaa, também localizada no vale de Becá, conforme noticiou a agência de notícias estatal libanesa, NNA, no âmbito dos esforços para garantir a segurança na fronteira com a Síria.
Leia Também: Israel admite ter realizado operações terrestre no sul do Líbano