Com uma capacidade de produção de 120.000 barris de petróleo por dia, a embarcação está equipada com tecnologias de redução de carbono, incluindo o primeiro sistema piloto de captura de carbono pós-combustão num FPSO, refere a nota de imprensa.
O FPSO Agogo constitui uma parte fundamental do Projecto Agogo Integrado Polo Oeste, um projeto de desenvolvimento petrolífero offshore em Angola, focado nos campos Agogo e Ndungu, localizados no Bloco 15/06.
O campo Agogo tem reservas estimadas em aproximadamente 450 milhões de barris e foi projetado para produzir 175.000 barris por dia no pico de produção, adianta a nota de imprensa.
O projeto é liderado pela Azule Energy ('joint venture' entre a BP e a Eni), que atua como operadora do Bloco 15/06 e tem como parceiros a Sonangol Exploração e Produção e a Sinopec.
Construído e operado pela Yinson Production, o FPSO iniciou a sua viagem a partir do estaleiro Cosco Shipping Heavy Industry na China, tendo observado recentemente uma breve paragem na Namíbia como parte da logística planeada para reabastecer mantimentos e facilitar a troca de tripulação, complementa o comunicado.
Leia Também: Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos