Falta de oxigénio terá provocado queda de aeronave na Virgínia em 2023

O piloto e os três passageiros terão ficado incapacitados durante a subida do Cessna Citation 560 para a altitude de cruzeiro.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
14/05/2025 13:43 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

A falta de oxigénio terá incapacitado o piloto de uma aeronave que se despenhou numa zona montanhosa numa parte rural do vale de Shenandoah, perto de Montebelo, no estado norte-americano de Virgínia, em junho de 2023, matando os quatro ocupantes a bordo.

 

O relatório final do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes, que foi divulgado na terça-feira, adiantou que o piloto e os três passageiros terão ficado incapacitados durante a subida do Cessna Citation 560 para a altitude de cruzeiro, noticiou a agência Reuters.

Na altura, o diretor da empresa que operava o avião, John Rumpel, disse ao jornal The New York Times que a filha, a neta de 2 anos, a ama e o piloto estavam a bordo e regressavam ao estado de Nova Iorque, depois de visitar o estado da Carolina do Norte.

Rumpel, também ele piloto, sugeriu que a cabine do avião poderia ter perdido pressão e desejou que a família não tivesse sofrido durante a queda.

O avião "desceu a 20 mil pés por minuto [cerca de 366 quilómetros por hora], e ninguém poderia sobreviver a uma queda dessa velocidade", lamentou ainda.

De acordo com a Administração Federal de Aviação, a aeronave Cessna Citation saiu de Elizabethtown, no Tennessee, com destino a Long Island, mas no percurso acabou por divergir para Washington, que inclui alguns dos espaços aéreos mais restritos do país.

O comando de defesa aerospacial norte-americano disse que o comportamento errático do aparelho levou à mobilização de dois caças militares F-16 para o monitorizar, tendo sido autorizados a viajar à velocidade supersónica.

A aeronave foi localizada minutos antes de se despenhar, tendo os pilotos visto uma pessoa sentada no assento esquerdo da cabine, completamente caída para o lado direito, que permaneceu imóvel e não reagiu às transmissões de rádio, nem às manobras de interceção.

O Capitólio dos Estados Unidos e os edifícios do complexo governamental em Washington "foram brevemente colocados em alerta máximo" até a aeronave ter deixado a área.

Leia Também: Piloto de aeronave que caiu perto de Washington estaria inconsciente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas