PM britânico desapontado com resultados eleitorais

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reconheceu que os resultados eleitorais de quinta-feira foram "dececionantes" e afirmou ter percebido a mensagem, propondo avançar ir mais mais longe e mais depressa" nas reformas políticas. 

Notícia

© JAIMI JOY/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
02/05/2025 13:07 ‧ há 11 horas por Lusa

Mundo

Keir Starmer

"A mensagem que retiro destes resultados é que temos de fazer essa mudança ainda mais rapidamente, temos de ir ainda mais longe. Há já algum tempo que acredito que é esse o caso e estes resultados reforçam que é isso que temos de fazer", afirmou o líder do Partido Trabalhista.

 

Questionado pela estação Sky News sobre o descontentamento dos eleitores, Starmer justificou a tomada de "decisões difíceis, mas corretas" por ter "herdado uma economia em crise".

"Sim, foram decisões difíceis, mas foram as decisões corretas. Devido a essas decisões, estamos agora a ver as listas de espera [dos hospitais] a diminuir, algo que as pessoas desejam desesperadamente", acrescentou. 

O Partido Trabalhista perdeu a eleição parlamentar parcial de Runcorn e Helsby, no noroeste de Inglaterra, por seis votos para o Partido Reformista, que também está à frente nos resultados iniciais das eleições locais de quinta-feira.

Sarah Pochin, do Partido Reformista, partido de direita radical anti-imigração, foi declarada vencedora, derrotando a trabalhista Karen Shore, que tinha como missão manter um assento ganho pelo 'Labour' em julho com 53% dos votos. 

No final da segunda contagem, Pochin e Shore ficaram empatadas com 38,7% dos votos, mas com uma diferença de seis votos. 

Os resultados provisórios das eleições locais mostram também uma vantagem para o Reform UK, que já garantiu a presidência (mayor) da região de Greater Lincolnshire e está em vantagem em Staffordshire e em Northumberland.

O Partido Trabalhista reteve a presidência das três regiões de Norte de Tyneside, Oeste de Inglaterra e Doncaster, mas sempre com os reformistas perto. 

O Partido Conservador é a principal perdedor do avanço do partido de Farage, cujo ativismo contribuiu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido por 'Brexit'. 

O principal partido da oposição tinha a maioria dos cerca de 1.650 lugares de deputados municipais (councillor) que foram a votos em 24 das 317 autarquias inglesas.

Embora o governo do Partido Trabalhista não esteja em causa, estas eleições são consideradas uma forma de medir a opinião pública apenas 10 meses depois da vitória com maioria absoluta nas legislativas de 2024. 

Leia Também: Britânicos desaconselhados a viajarem a dois distritos de Niassa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas