O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, têm estado em contacto devido à detenção de Kilmar Abrego Garcia, que foi deportado erradamente para uma prisão de El Salvador, há mais de um mês, segundo informações de fontes que estão familiarizadas com o processo.
Segundo a CNN International, que cita um oficial norte-americano, a administração de Donald Trump tem estado a trabalhar de perto com o país da América Central, tendo já pedido o regresso de Kilmar. No entanto, Bukele, terá citado a reunião na Sala Oval com Trump, e terá dito que esse regresso não iria acontecer.
A pausa de sete dias do processo de Kilmar Garcia, na semana passada, aconteceu devido à possibilidade de uma resolução diplomática. Essa pausa terminava ontem, quarta-feira.
A CNN International noticia que, no entanto, as discussões entre Rubio e Bukele não são claras e que vários funcionários dos EUA terão também dito que a administração norte-americana não estará a tentar o regresso de Kilmar ao Estados Unidos ou conceder-lhe qualquer processo adicional.
De recordar que Abrego foi detido numa paragem de trânsito em Maryland e foi transferido há mais de um mês para El Salvador.
A administração Trump acusa-o de pertencer ao gangue Mara Salvatrucha (MS-13), apesar de não ter antecedentes criminais e sem apresentar provas que o liguem definitivamente a esta organização criminosa transnacional.
Ábrego García foi inicialmente enviado para a prisão de segurança máxima de El Salvador, Centro de Confinamiento del Terrorismo (CECOT), que foi acusada de abusos dos direitos humanos, e mais tarde foi transferido para outra prisão no país centro-americano, confirmaram as autoridades americanas.
Leia Também: Migrante deportado por engano está em prisão de baixa segurança