As duas maiores potências económicas do mundo estão envolvidas numa guerra comercial, desencadeada pelo líder da Casa Branca.
Donald Trump impôs taxas alfandegárias de 145% sobre a maioria dos produtos chineses que entram nos Estados Unidos. Pequim retaliou, impondo a sua própria sobretaxa de 125% sobre produtos norte-americanos.
Numa entrevista publicada na sexta-feira pela revista Time, o Presidente norte-americano afirmou ter falado com Xi Jinping ao telefone, sem no entanto especificar quando ou o conteúdo da conversa.
"Tanto quanto sei, os dois chefes de Estado não falaram por telefone recentemente", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Guo Jiakun, em conferência de imprensa.
Trump disse ainda à revista Time que estavam a decorrer discussões com a China para tentar chegar a um acordo e sugeriu que o processo poderia estar concluído nas próximas semanas.
"Gostaria de reiterar que a China e os Estados Unidos não se envolveram em consultas ou negociações sobre as tarifas", clarificou Guo Jiakun.
A crescente tensão comercial entre Pequim e Washington desencadeou incertezas nos mercados e suscitou alertas de organizações internacionais sobre o seu potencial impacto no crescimento económico mundial.
Leia Também: China e Filipinas exibem bandeiras num recife disputado no mar do Sul da China