Bangladesh licencia serviço de internet de Musk apesar de taxas por Trump

O Bangladesh anunciou hoje que licenciou o serviço de internet por satélite Starlink do magnata e conselheiro da Casa Branca Elon Musk, apesar das taxas alfandegárias impostas pelo Presidente norte-americano ao país, segundo produtor mundial de vestuário.

The flag of Bangladesh flies with other flags from countries of the Commonwealth in Parliament Square, central London, ahead of Commonwealth Heads of Government Meeting (CHOGM) on Monday. (Photo by Jonathan Brady/PA Images via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
06/04/2025 19:08 ‧ 06/04/2025 por Lusa

Mundo

Bangladesh

O serviço Starlink será revelado numa cimeira de investimento apoiada pelo Governo do Bangladesh, que arranca na segunda-feira.

 

Em declarações hoje à imprensa, o presidente da Autoridade de Desenvolvimento de Investimentos do Bangladesh, Chowdhury Ashik Mahmud, disse que a autorização do licenciamento foi concedida em 28 de março, antes de Donald Trump ter revelado o seu vasto programa tarifário que fez os mercados mundiais caírem a pique.

As novas taxas alfandegárias sobre os produtos do Bangladesh foram fixadas em 37%.

A produção de têxteis e vestuário representa cerca de 80% das exportações do Bangladesh, país pobre da Ásia do Sul.

Cerca de 20% das exportações de vestuário do Bangladesh têm como destino os Estados Unidos.

O empresário Elon Musk é conselheiro da Casa Branca, sendo responsável pelo corte da despesa pública, e os seus encontros com líderes estrangeiros têm levantado questões sobre a linha que separa o seu papel oficial dos seus interesses comerciais.

As autoridades interinas em Daca, que assumiram o poder no Bangladesh depois de uma revolução liderada por estudantes ter derrubado o anterior Governo em agosto de 2024, estão a procurar o apoio diplomático dos Estados Unidos.

O líder interino Muhammad Yunus realizou no sábado uma reunião de emergência para avaliar o impacto das tarifas na economia do Bangladesh.

Laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2006, pela sua luta contra a pobreza, Yunus irá escrever a Trump sobre as novas taxas, indicou hoje o seu assessor de imprensa.

Musk e Yunus tinham discutido em fevereiro a possibilidade da aplicação do serviço Starlink, que fornece acesso à internet a locais remotos através de satélites de órbita baixa.

Na altura, ambos salientaram que este serviço criaria novas oportunidades para "jovens empreendedores no Bangladesh, mulheres e comunidades isoladas", de acordo com um comunicado da assessoria de imprensa de Muhammad Yunus.

Leia Também: Edifícios a colapsar e às 'escuras' após sismo em Banguecoque. As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas