O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou, esta quinta-feira, acerca do acordo de minerais e o progresso nesse âmbito com os Estados Unidos.
Em conferência de imprensa depois da cimeira em Paris, França, com líderes europeus, Zelensky foi questionado acerca deste acordo - que era para ter sido assinado há já algumas semanas, até que o presidente ucraniano e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, tiveram um momento tenso na Casa Branca.
Zelensky sublinhou que Washington mudou alterou a sua abordagem ao acordo. Inicialmente, deveria ter sido assinado um acordo-padrão, a que depois se seguiria um pormenorizado. Agora, Washington quer um acordo completo e detalhado.
Segundo o que Kyiv adianta, as propostas estão a ser revistas por equipas. "Mas não gostaria de deixar os Estados Unidos com a sensação de que a Ucrânia está contra em geral. Temos mostrado constantemente a nossa vontade e temos enviado sinais positivos", sublinhou.
Zelensky foi também questionado sobre se havia planos para nova visita à Casa Branca, mas disse que não havia planos quanto a isso.
Leia Também: Zelensky diz que a Rússia "não quer qualquer tipo de paz"