EUA. Chefe do Pentágono confirma que exército vai auxiliar deportações

O recém-nomeado secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, confirmou hoje, ao assumir o cargo no Pentágono, que os militares continuarão a apoiar "expulsões em massa" de imigrantes ilegais.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/01/2025 18:18 ‧ 27/01/2025 por Lusa

Mundo

Imigrantes

A nomeação de Hegseth para chefe do Pentágono - uma das escolhas mais criticadas do Presidente Donald Trump - obteve a aprovação do Senado por uma margem estreita, na sexta-feira, apesar de suspeitas de agressão sexual em 2017, da sua falta de experiência e de alegações de consumo excessivo de álcool.

 

"Ajudar nas deportações em massa para atingir o objetivo do Presidente é algo que o Departamento de Defesa continuará a fazer", assegurou Hegseth, em declarações aos jornalistas, nos degraus do Pentágono.

Hegseth disse ainda que novas ordens executivas que visam programas que promovam a diversidade, a igualdade e a inclusão dentro do Pentágono e que visem reintegrar os membros do serviço que foram afastados porque não foram vacinados contra a covid-19 eram uma prioridade para Trump.

"As decisões do Presidente dos Estados Unidos serão implementadas no seio deste Ministério da Defesa, sem demora e sem exceção", insistiu o secretário de Defesa.

A confirmação da nomeação de Hegseth, de 44 anos, foi decidida pelo vice-Presidente, J.D. Vance, que teve de se deslocar ao Congresso para desempatar uma votação de 50-50 no Senado, usando a prerrogativa do seu voto.

Esta foi apenas a segunda vez nos Estados Unidos que um vice-Presidente teve de intervir para confirmar a nomeação de um membro do governo.

O Partido Republicano tem maioria com 53 dos 100 lugares na câmara alta do Congresso, mas três dos seus representantes eleitos votaram contra a nomeação de Hegseth.

Durante a sua audição no Congresso, na semana passada, Hegseth denunciou uma "campanha de difamação" contra si.

Leia Também: Deportados originam braço-de-ferro entre EUA e Colômbia. O que aconteceu?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas