Dois jovens de 26 anos foram detidos, a 15 de janeiro, ao terem sido apanhados a transportar 11 quilos de haxixe que estavam escondidos num compartimento secreto sob os bancos traseiros do automóvel em que seguiam, na portagem AP-9 de Macenda, em Betanzos, na Galiza.
As detenções ocorreram na sequência de uma operação de rotina, na qual os agentes da Guardia Civil notaram que o veículo exalava um odor forte a haxixe, noticiou o La Voz de La Galicia.
Numa primeira busca, as autoridades encontraram duas facas, uma catana e cinco mil euros em numerário. Contudo, perante as suspeitas, solicitaram a ajuda de colegas especializados na deteção de substâncias estupefacientes, que acorreram ao local com um cão.
O animal, por seu turno, alertou para a presença de droga debaixo dos bancos traseiros do veículo, que tinham um sistema hidráulico que levantava a parte inferior, onde se encontrava um compartimento escondido.
Os jovens colaboraram com as autoridades e mostravam como é que o mecanismo funcionava, uma vez que era ativado premindo vários botões da consola central em simultâneo.
Os indivíduos foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram sujeitos a prisão preventiva.
Leia Também: Chinês com empresas em Portugal ligado a esquema de corrupção em Espanha