A operação decorreu no distrito de Zhob, localizado na volátil província do Baluchistão, no sudoeste do país, indicou, em comunicado, o gabinete de comunicação social do exército paquistanês, garantindo que 15 insurgentes e um soldado morreram "durante uma intensa troca de tiros".
O exército adiantou ainda ter recuperado armas, munições e explosivos no local onde os insurgentes se escondiam e está agora a realizar uma operação na área para eliminar quaisquer outros indícios de insurgência.
O Paquistão tem vivido um aumento da violência armada desde que os talibãs afegãos chegaram ao poder em Cabul, em agosto de 2021, o que reativou os ataques dos seus irmãos ideológicos paquistaneses, especialmente nas províncias de Khyber Pakhtunkhwa e Baluchistão, na fronteira com o Afeganistão.
A região do Baluchistão, a maior do Paquistão, é palco regular de violência entre grupos armados, fações talibãs e grupos 'jihadistas' que lutam há décadas contra o Governo pela formação de um Estado independente, acusando Islamabad de explorar injustamente os recursos naturais da região.
Pelo menos 24 pessoas morreram e 40 ficaram feridas a 09 de novembro num ataque suicida realizado numa estação ferroviária do Baluchistão, que foi posteriormente reivindicado pelo grupo armado separatista Exército de Libertação do Baluchistão.
Leia Também: Confrontos entre sunitas e xiitas no Paquistão fazem 124 mortos em dez dias