Espanha continua a sofrer com os danos provocados pelo temporal e as inundações de 29 de outubro e, numa altura em que se teme que a chuva volte a cair nas regiões afetadas, continuam a surgir casos de aproveitamento da tragédia, desta vez, mensagens fraudulentas.
O alerta foi feito pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet, na sigla em espanhol), que indicou que há pessoas a receber SMS preventivos falsos, com um alerta para o mau tempo e um link.
"IMPORTANTE: Alguns utilizadores referem que receberam SMS supostamente da Aemet, acompanhada de uma ligação. Isto é falso. A Aemet NUNCA envia SMS. Se receber uma mensagem semelhante, NÃO ABRA A LIGAÇÃO. A nossa aplicação só pode ser descarregada das lojas oficiais", escreveu a Aemet, numa ligação divulgada na rede X (antigo Twitter), deixando ainda um exemplo das mensagens em questão.
️IMPORTANTE | Algunos usuarios informáis de que habéis recibido SMS supuestamente procedentes de Aemet, acompañados de un enlace. Es falso.
— AEMET (@AEMET_Esp) November 11, 2024
Aemet NUNCA ENVÍA SMS. Si recibes un mensaje similar, NO ABRAS EL ENLACE. Nuestra APP solo se puede descargar en las stores oficiales. pic.twitter.com/OfetrTphlU
Recorde-se que a Aemet admitiu, este fim de semana, que uma nova DANA atinja o território continental do país – incluindo a Comunidade Valenciana – e as Ilhas Balneares a partir de terça-feira. Ainda assim, há "uma grande incerteza" no que diz respeito "à distribuição e à quantidade de precipitação".
O temporal e as inundações de 29 de outubro fizeram pelo menos 222 mortos no sudeste de Espanha, 214 dos quais na Comunidade Valenciana.
Segundo as autoridades, há 41 pessoas dadas como desaparecidas e há 19 cadáveres nas morgues de Valência por identificar, cujos dados biológicos estão a ser cruzados com os fornecidos por familiares de desaparecidos.
Leia Também: Valência. Sánchez anuncia novo pacote de ajuda de mais de 3 mil milhões