Uma idosa de 90 anos fez um terço com 62 pedras retiradas da própria vesícula, em Florianópolis, no Brasil.
A história, que acumulou três milhões de visualizações até ao momento, foi partilhada por Letícia Martins, neta de Vanda Maria da Cunha Martins, na rede social TikTok.
Nas imagens, às quais poderá assistir na galeria acima, a idosa é vista a exibir o terço, assegurando que é constituído por 62 pedras retiradas da sua vesícula.
Só depois da repercussão do vídeo é que a neta ouviu como tudo se desenrolou.
"Fui a casa dela para dar a notícia de que o vídeo se tinha tornado viral, sentei-me com ela e ouvi ela contar [a história] desde o início, quando se sentiu mal e foi ao hospital até à confeção do terço", disse a jovem ao g1.
@leticiamxrtins Replying to @barbs original sound - Leticia
A cirurgia foi feita há 26 anos, depois de a mulher ter regressado de uma viagem. Como não melhorava, a idosa dirigiu-se a uma unidade hospitalar, onde lhe disseram que estava com uma intoxicação alimentar.
"Depois de duas visitas ao hospital, os médicos examinaram a barriga e perceberam que a região da vesícula não estava dentro do normal e ela foi para a sala de cirurgia", contou.
@leticiamxrtins Replying to @🇻🇦Talise / Sobrancelhas original sound - Leticia
O médico anestesista era um conhecido da família e questionou se a mulher gostaria de ficar com as pedras.
A ideia de fazer um terço surgiu graças a uma amiga que acompanhou a idosa. A dupla lavou as pedras, contou-as e levou-as a um ourives, que não fez qualquer alteração.
“A única coisa que foi feita foi a higienização, em casa", assegurou a neta, que garantiu ainda que as pedras não têm qualquer odor.
Leia Também: Moo Deng prevê que Trump ganhará eleição… mas há senão