Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

Cinco mortos em confrontos na República Centro-Africana

Cinco pessoas, entre as quais um voluntário da Cruz Vermelha centro-africana, foram mortas e mais de 30 outras ficaram feridas em confrontos registados em Bangui desde terça-feira, informou hoje fonte hospitalar.

Cinco mortos em confrontos na República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

12:18 - 21/08/14 por Lusa

Mundo Bangui

Os confrontos entre soldados franceses da força europeia EUFOR e homens armados começaram na terça-feira à noite e continuaram na quarta-feira de manhã, segundo fontes concordantes na capital da República Centro-Africana.

"Registámos cinco corpos (...). Além de um trabalhador humanitário atingido na cabeça e que sucumbiu aos ferimentos, quatro outras pessoas foram mortas nestes confrontos e os seus corpos foram depositados na morgue", disse à agência France Presse Maurice Banda, funcionário do Hospital Comunitário, principal estabelecimento de saúde de Bangui.

"Perto de quarenta" feridos também foram transportados para o hospital, alguns dos quais "são casos graves", disse ainda.

O voluntário da Cruz Vermelha foi morto "por uma bala quando tentava retirar feridos do sector do Km5 (PK5)", último enclave muçulmano da capital, informou o Comité Internacional da Cruz Vermelha na quarta-feira à noite.

Os soldados terão sido atacados quando realizavam uma patrulha no PK5 e ripostaram "vigorosamente", segundo uma fonte próxima da EUFOR.

De acordo com um correspondente da AFP, a calma regressou hoje, nomeadamente ao bairro PK5.

A República Centro Africana vive uma crise sem precedentes desde a tomada do poder em março de 2013 pela coligação muçulmana Séléka, que foi deposta em janeiro.

A violência dos grupos armados contra civis causou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório