Madrid pede a espanhóis para abandonarem o Líbano
O governo de Espanha pediu hoje aos espanhóis que estão no Líbano para abandonarem o país e disse que o Médio Oriente está "à beira de uma guerra aberta".
Lusa | 13:03 - 01/10/2024© Matias Chiofalo/Europa Press via Getty Images
Mundo Líbano
O governo espanhol vai enviar um terceiro avião para o Líbano para resgatar os cidadãos espanhóis que queiram abandonar o país, dado o crescente clima de conflito.
O anúncio foi feito esta manhã pelo ministro dos Negócio Estrangeiros José Manuel Albares, referindo que o voo deverá partir na quarta-feira.
Recorde-se que na passada semana, Espanha enviou dois aviões militares para resgatar cidadãos espanhóis do Líbano.
Para além dos cidadãos que regressaram através desses aviões, desde a passada quinta-feira, mais 40 cidadãos espanhóis deixaram o Líbano a bordo de aviões fretados por outros países, como Portugal e os Países Baixos, para evacuar os seus nacionais. Há ainda quem esteja a apanhar voos comerciais para regressar a casa, ,dado que continuam a existir voos de Beirute para Madrid e há também barcos para outros países da zona.
Na passada terça feira, o governo de Espanha tinha já pedido aos espanhóis que estão no Líbano para abandonarem o país, com o alerta de que o Médio Oriente está "à beira de uma guerra aberta".
As Forças Armadas de Israel iniciaram na noite de segunda-feira ataques terrestres "limitados, localizados e direcionados" contra "alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano".
Nas últimas semanas, Israel intensificou os ataques aéreos contra posições do movimento xiita Hezbollah no Líbano
Leia Também: Espanha vai retirar espanhóis do Líbano em aviões militares
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com