"Reitero que levantar as restrições à utilização de capacidades contra a Rússia, de acordo com a lei internacional, fortaleceria a Ucrânia", escreveu Josep Borrell na rede social X (antigo Twitter).
O alto representante cessante da UE para os Negócios Estrangeiros acrescentou que esta semana, durante uma reunião de ministros, em Bruxelas, vai discutir a necessidade de mais equipamentos de defesa antiaérea para a Ucrânia, depois de mais um grande ataque aéreo por parte da Rússia, na última madrugada.
A Rússia lançou hoje contra a Ucrânia um ataque combinado massivo com cerca de uma centena de mísseis e também 'drones kamikaze' iranianos Shahed, segundo o Presidente ucraniano.
"Foi um dos maiores ataques, um ataque combinado. Mais de uma centena de mísseis de diferentes tipos e cerca de uma centena de 'drones' Shahed" foram utilizados, afirmou Volodymyr Zelensky, num vídeo transmitido na rede social X.
I reiterate that lifting restrictions on the use of capabilities against vs the Russian military involved in aggression against Ukraine, in accordance with international law, would strengthen Ukrainian self-defence, safe lives and reduce destruction in Ukraine.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) August 26, 2024
2/2
O Presidente ucraniano acrescentou que o ataque foi dirigido contra infraestruturas civis.
O chefe de Estado ucraniano afirmou que várias pessoas morreram no ataque e fez referência ao grande número de regiões ucranianas afetadas, 15 das 24 regiões do país.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Borrell condena ataques e apela ao combate de "todas as formas de ódio"