Uma família da cidade francesa de Salon-de-Provence, no departamento de Bouches-du-Rhône, reencontrou o seu gato de estimação oito anos após o animal ter desaparecido, em 2016. No entanto, apesar da distância temporal, o gato - Yoda - foi capaz de reconhecer a família e agora é "como se ele nunca tivesse desaparecido".
Yoda, um gato cor de laranja atualmente com 17 anos, desapareceu em 2016, após uma saída de casa "incomum". Julie e os filhos fizeram de tudo para o encontrar, mas nunca conseguiram e, cerca de um ano depois, tiveram de se mudar para Côte d'Azur.
"Procurámo-lo por todo o lado. Movemos o céu e a terra. Mas sem sucesso. Durou um ano assim até começarmos a fazer o luto", contou Julie à fundação animal 30 Millions d'Amis, acrescentando que "toda a gente ficou muito triste", sobretudo uma das suas filhas "para quem ele era um verdadeiro companheiro de brincadeiras".
« Comme s’il n’était jamais parti ». Julie et sa famille ont eu le bonheur de retrouver leur chat disparu… 8 ans plus tôt, à Salon-de-Provence (13). Une surprise pour le moins inattendue qui fait le bonheur de tout le monde ! https://t.co/HTYUop6Giw pic.twitter.com/78X2yrlD9K
— Fondation 30 Millions d'Amis (@30millionsdamis) August 16, 2024
Oito anos após o desaparecimento, a família regressou a Salon-de-Provence e Julie pensou em adotar um novo gato. Foi quando consultou o site de uma associação local que viu "um gato que se parecia exatamente com o Yoda". "Ele tinha a mesma mancha na boca", recorda.
A mãe foi então à associação ver o gato e confirmou-se: era o mesmo que havia desaparecido oito anos antes. Estava naquele local há cerca de um ano, após ter sido resgatado por um grupo de voluntários.
"Estava a ser alimentado por pessoas num lar de idosos, mas, passado algum tempo, já não estavam lá. Terá então definhado. Quando o apanharam, tinha os dentes estragados, a cauda partida…", contou Julie.
Após regressar a casa, Yoda "reconheceu imediatamente as crianças" e agora é "como se ele nunca tivesse desaparecido".
Leia Também: Cadela Coca ajudou GNR a localizar homem desaparecido em Arganil