Mergulhador de 26 anos desaparece na costa norte de Espanha

As autoridades encontraram a embarcação em que viajava a 200 metros da costa, com o seu cão no interior.

NÃO USAR

© iStock

Notícias ao Minuto
27/06/2024 11:23 ‧ 27/06/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um mergulhador de 26 anos desapareceu, na tarde de quarta-feira, em Castro Urdiales, na costa norte de Espanha.

A polícia local da região publicou uma mensagem no X (antigo Twitter), esta quinta-feira, a informar que "foram retomadas as buscas" pelo homem, que desapareceu "na zona de Dícido".

Já segundo o diário espanhol ABC, foi acionado um grande dispositivo de buscas por terra, mar e ar, que já localizou a embarcação onde seguia o homem, a 200 metros da costa, com o seu cão no interior.

O barco, diz o ABC, foi deixado naquele local pelo mergulhador, com uma boia de sinalização.

O alerta às autoridades foi dado por amigos do homem, que estranharam a sua falta quando chegou a sua hora habitual de saída do trabalho e não deu sinal de vida. Foi então que foram à sua procura no mar e, pelas 21h00 (20h00 em Portugal continental), contactaram o 112.

Na noite de quarta-feira, embarcações das equipas de Resgate Marítimo, Guardia Civil e Associação de Ajuda na Estrada (DYA) trabalharam nas buscas. Por via terrestre, participaram os bombeiros de Castro Urdiales, Policia Local e voluntários do Grupo de Proteção Civil local, além de viaturas da Guardia Civil, e da equipa psicossocial da Cruz Vermelha.

Também foram acionados helicópteros do executivo local de Cantábria e do Resgate Marítimo, mas acabaram por não levantar voo ontem à noite, devido ao mau tempo.

Esta quinta-feira, as buscas foram retomadas por volta das 7h00 (6h00 em Portugal continental), e, desta feita, a meteorologia permitiu aos meios aéreos levantar voo. A eles juntam-se drones da Guardia Civil e do governo de Cantábria.

Ná agua, participam também embarcações da Guardia Civil e do Resgate Marítimo, bem como do Grupo de Especialistas em Atividades Subaquáticas da Guardia Civil. Está prevista a incorporação de mergulhadores da Cruz Vermelha.

Já em terra, as buscas contam com a participação de elementos dos Bombeiros de Castro Urdiales, Guardia Civil, Policia Local e voluntários do Grupo de Proteção Civil local.

Leia Também: Mergulhadores do DMS3-MW da Marinha em "treino rigoroso". As imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas