Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

"Angustiante". Tejadilho de avião abre-se subitamente em pleno voo

Narine Melkumjan pilotava um Extra 330LX, que atinge uma velocidade máxima superior a 410 km/h.

Notícias ao Minuto

08:57 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Vídeo

A piloto de acrobacias neerlandesa Narine Melkumjan recorreu às redes sociais para fazer um aviso importante, tendo partilhando um vídeo impressionante que mostra o momento em que o tejadilho do avião que pilotava se abriu em pleno voo, enquanto realizava uma manobra.

O incidente aconteceu há cerca de dois anos e Narine Melkumjan pilotava um Extra 330LX, que atinge uma velocidade máxima superior a 410 km/h.

A meio do voo, o tejadilho do avião abriu-se e partiu-se, deixando a piloto vulnerável. Apesar do incidente, e com dificuldade devido ao vento, a neerlandesa conseguiu pousar a aeronave em segurança. Pode ver o vídeo na galeria acima.

"Há alguns anos, durante o meu segundo voo de treino acrobático do dia, num dia muito quente de verão, a capota do Extra 330LX que estava a pilotar abriu-se durante o voo e partiu-se. Como podem ver no vídeo, foi uma experiência desafiante que poderia ter sido evitada se eu tivesse feito uma verificação visual adequada antes de descolar", disse, num logo texto que partilhou juntamente com o vídeo, na rede social Instagram.

"A cavilha de bloqueio do tejadilho nunca tinha ido para a posição de bloqueio e não reparei nisso durante as minhas verificações", lembrou, referindo ainda que "voar sem qualquer proteção ocular tornou o voo ainda mais difícil do que já era". 

Melkumjan contou que, após o sucedido, teve de lidar com dificuldades respiratórias e de visão. Foram necessárias 28 horas até que a sua visão voltasse ao normal.

"O voo foi uma experiência angustiante, cheia de ruído, dificuldades respiratórias e visibilidade reduzida. Demorei quase 28 horas a recuperar totalmente a minha visão", disse. 

"Embora devido a todo o ruído fosse difícil ouvir o que o meu treinador estava a dizer no rádio, uma coisa que ouvi alto e bom som foi 'continua a voar'", recordou.

Por último, alertou: "Se és piloto e estás a ver isto, espero que a minha história sirva como um conto de advertência e que aprendas com o meu erro. Lamento ter demorado tanto tempo a partilhar este vídeo. Não é fácil expor as minhas vulnerabilidades para que o mundo as veja. No entanto, apercebi-me de como é importante ser transparente em relação às nossas falhas e às lições que aprendemos ao longo do caminho". 

Leia Também: Vídeo mostra Assange em liberdade e a embarcar num avião em Londres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório