Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Cais dos EUA na Faixa de Gaza distribuiu ajuda recorde no fim de semana

Os Estados Unidos entregaram 1.384 toneladas de material humanitário no fim de semana, através do cais flutuante instalado na costa de Gaza, revelou hoje o Comando Central do Exército norte-americano (Centcom).

Cais dos EUA na Faixa de Gaza distribuiu ajuda recorde no fim de semana
Notícias ao Minuto

23:29 - 24/06/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Só no domingo, foram descarregadas 720 toneladas de ajuda para a Faixa de Gaza, o maior número até à data.

O Centcom alertou que as operações foram hoje suspensas temporariamente para a realização de trabalhos de manutenção.

O cais flutuante foi instalado em 17 de maio, embora desde então tenha tido que ser removido diversas vezes devido às condições meteorológicas.

Desde maio, de acordo com o Centcom, mais de 6.206 toneladas de ajuda humanitária foram entregues através daquela plataforma para a área onde as organizações humanitárias podem recolhê-la para posterior distribuição.

A instalação consiste em duas estruturas: um cais flutuante onde ficam atracados navios carregados de assistência humanitária e uma estrada ao longo da qual circulam camiões que transportam os materiais para terra.

"Esta operação humanitária é possível graças à nossa parceria contínua com as Nações Unidas e muitos parceiros internacionais e regionais", realçou ainda o Centcom.

A Faixa de Gaza é cenário há mais de oito meses de uma ofensiva militar israelita que foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel que causou cerca de 1.200 mortos, a maioria civis, e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Das 251 pessoas raptadas a 07 de outubro, 116 continuam detidas em Gaza, 41 das quais mortas, de acordo com o exército israelita.

A campanha militar israelita lançada em represália contra o pequeno território palestiniano já causou mais de 37 mil mortos, a maioria civis, e provocou uma grave crise humanitária, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, tutelado pelo Hamas, que governa o enclave desde 2007.

Leia Também: ONU tem "planos muito detalhados" para proteger missão no Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório