Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 23º MÁX 37º

Convenção Republicana em Milwuakee permite armas no perímetro exterior

Os participantes na Convenção Nacional Republicana e os manifestantes poderão ter armas consigo nos dois palcos ao ar livre, anunciaram hoje as autoridades durante a divulgação do plano de segurança para o encontro em Milwaukee, em julho.

Convenção Republicana em Milwuakee permite armas no perímetro exterior
Notícias ao Minuto

06:42 - 22/06/24 por Lusa

Mundo EUA

De acordo com a agência norte-americana Associated Press (AP), o plano prevê dois perímetros que se estendem por vários quarteirões à volta da arena, e os veículos terão de passar por pontos de controlo para se deslocarem entre os dois perímetros.

Os transeuntes poderão circular livremente sem serem controlados nessa área, mas apenas os participantes na convenção poderão entrar no perímetro interior.

Não serão permitidas armas de qualquer tipo dentro do perímetro interior, mas as pessoas poderão transportar armas à vista ou escondidas noutros locais, conforme permitido pela legislação do Estado do Wisconsin, que apena proíbe as metralhadoras, as espingardas de cano curto e os silenciadores.

"Estamos a falar de comportamentos", disse o chefe da polícia de Milwaukee, Jeffrey Norman, acrescentando, em jeito de aviso: "Estejam cientes que vai haver um nível de vigilância e monitorização ao direito particular que querem expressar, e não façam nada que possa ser considerado uma ameaça ou dano ao público".

As autoridades da cidade esperam dezenas de milhares de pessoas no centro da cidade durante a convenção do Partido Republicano, de 15 a 18 de julho, e já há mais de 100 organizações que se candidataram a manifestarem-se durante a convenção

A Coligação para Marchar sobre a RNC, um grupo de organizações locais e nacionais, incluindo os Socialistas Democráticos da América de Milwaukee, o grupo de defesa dos imigrantes Voces de La Frontera e o Partido Americano do Trabalho pediu já no ano passado uma autorização para fazer um desfile de protesto no primeiro dia da convenção, mas ainda sem resposta.

O plano de segurança que as autoridades divulgaram na sexta-feira estabelece um percurso de desfile no extremo sul do perímetro exterior, a cerca de cinco quarteirões da arena, com um palco para os oradores dentro do percurso, o que mereceu a crítica das organizações de protesto, que se sentem afastadas da convenção, afirmando que estão tão longe do Fiserv Forum que não serão vistos nem ouvidos.

As eleições norte-americanas estão marcadas para 5 de novembro.

Leia Também: Bilionários aumentam angariações para Trump e Biden antes de debate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório