Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 25º

Pinguim idosa tem 23.ª cria com macho que é 26 anos mais novo

Windy é uma das pinguins mais velhas do mundo.

Pinguim idosa tem 23.ª cria com macho que é 26 anos mais novo
Notícias ao Minuto

23:30 - 17/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo pinguim

A pinguim Windy, que conta 30 anos de idade, trouxe ao mundo mais uma vida, depois de ter procriado com um outro pinguim... que é 26 anos mais novo.

O caso é contado pelo portal Good News Network, revelando que a pinguim idosa surpreendeu os elementos do Zoológico de Newquay, na Cornualha, Reino Unido, ao emparelhar-se com Nacho, de apenas quatro anos, durante a época de acasalamento.

Segundo o mesmo portal, esta é a 23.ª cria de Windy, e a primeira de Nacho.

Tal é o 'sucesso' genealógico desta pinguim idosa que, em 2023, reivindicou o título de tataravó de uma cria nascida no zoológico de Schwerin, na Alemanha.

"Windy fez par com o pinguim macho Jet por muito tempo e produziram mais de 20 crias juntos. Quando Windy perdeu o seu parceiro, não esperávamos necessariamente que ela se juntasse a outro pinguim, mas Nacho começou a cortejá-la no ano passado e os dois têm-se dedicado um ao outro desde então", disse Dan Trevelyan, tratador sénior de aves no Zoológico de Newquay.

O mesmo profissional assegurou que a dupla teve "uma ninhada de ovos na primavera passada, mas nenhum deles teve sucesso".

"Estamos muito felizes que a dupla teve um a cria saudável nesta temporada de reprodução", concluiu o mesmo.

Leia Também: Brasil avança para criação de um centro regional de segurança da Amazónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório