Oito pessoas foram detidas, no domingo, na sequência de uma rixa entre adeptos da Sérvia e da Inglaterra, em Gelsenkirchen, na Alemanha, antes do jogo de abertura do Euro'2024 entre os dois países.
A polícia informou, esta segunda-feira, que o incidente terminou rapidamente e mostrou satisfação com a operação de segurança em torno do jogo, que foi classificado como de alto risco, reportou a Associated Press (AP).
Imagens partilhadas nas redes sociais - que pode ver na fotogaleria acima - mostram vários homens a atirar cadeiras uns contra os outros à porta de um restaurante com bandeiras sérvias.
A AP revela que, de acordo com as autoridades, um grupo de adeptos da Sérvia estava a comer no interior do estabelecimento quando um grande grupo de adeptos ingleses tentou entrar.
Devido ao incidente - cujas circunstâncias são por agora desconhecidas - vários vidros e mesas ficaram partidos na rua.
Um adepto teve de ser encaminhado para uma unidade hospitalar devido a um ferimento na cabeça, mas recebeu alta, pouco depois, a tempo de assistir ao jogo.
Sete adeptos da Sérvia e um da Inglaterra foram detidos após a rixa e não assistiram ao jogo, de acordo com Peter Both, oficial superior da polícia de Gelsenkirchen. Entretanto, foram libertados durante a noite.
A polícia está agora em contacto com a UEFA, recomendando que todos eles sejam impedidos de assistir aos próximos jogos.
Filho do presidente sérvio foi visto a tentar envolver-se na luta
Entretanto, nas redes sociais surgem relatos de que Danilo Vučić, filho do presidente sérvio Aleksandar Vučić, tentou envolver-se na luta entre adeptos na cidade de Ruhr, antes do pontapé de saída do jogo Sérvia vs. Inglaterra (0-1), revela o canal de televisão francês BFM TV.
Ao que tudo indica, o jovem de 26 anos foi visto a tentar envolver-se nos confrontos, antes de ser contido pelos seus três guarda-costas, como se vê nas imagens abaixo:
Danilo Vučić, the son of the Serbian president, is seen wrestling with his bodyguards as he attempts to join a clash with English fans in Gelsenkirchen ahead of the Serbia-England game.
— Jakub Bielamowicz (@KubaBielamowicz) June 16, 2024
Danilo is known for his links with Serbian ultras, extremist groups and criminal underground. pic.twitter.com/6hlGU4mAjy
Contudo, a imprensa croata dá conta que Danilo foi detido pela unidade da polícia militar sérvia Cobra.
Esta não é a primeira polémica em que Danilo Vučić está envolvido. O filho do chefe de estado sérvio foi um dos conhecidos hooligans sérvios no Campeonato do Mundo de 2018, que aconteceu na Rússia, e chegou a ser fotografado ao lado de Velja Nevolja, antigo líder dos Janízaros, uma fação do Partizan Belgrado - que foi preso em 2021 e condenado por homicídio agravado, rapto, posse de armas e tráfico de droga.
[Notícia atualizada às 13h54]
Leia Também: Grupo de adultos e crianças alvo de disparos em Lisboa. Há dois detidos