A 52.ª edição do Festival de Música de Istambul, na Turquia, ficou marcada por um momento que foi, no mínimo, caricato.
Quando a orquestra Festival Strings Lucerne tocava a 6.ª sinfonia de Beethoven, conhecida como 'Pastoral', as atenções viraram-se para um gato que subiu para o palco e passeou, a seu ritmo, sem pressa, de uma ponta à outra do espaço.
O momento foi gravado em vídeo e partilhado nas redes sociais, onde é possível ver e ouvir as reações, tanto dos músicos como do público. Pode ver o vídeo na galeria que acompanha esta notícia.
Os cidadãos de Istambul são conhecidos amantes de gatos, fornecendo-lhes abrigo e comida um pouco por toda a cidade. O Centro Internacional de Convenções e Exibições Lutfi Kirdar, onde decorria o concerto, não ficou fora desse roteiro, permitindo ao animal o seu momento sob os holofotes. Esta é, pelo menos, a hipótese levantada pelo website Classical Music, especializado neste setor cultural.
O 52.º Festival de Música de Istambul acontece entre 21 de maio e 12 de junho, contando com 25 apresentações de vários artistas, incluindo a Orquestra do Festival de Budapeste, a Orquestra Filarmónica Borusan de Istambul, a Orquestra de Câmara Franz Liszt, o Coro Nacional Húngaro e o Quarteto Borusan. O festival conta também com a participação de solistas como Khatia Buniatishvili, Francesco Piedmontesi, Stvan Vardai, Edgar Moreau e Roby Lakatos.
A pianista portuguesa Maria João Pires também participou no festival, precisamente com a orquestra Festival Strings Lucerne.
Leia Também: Estes animais têm (mesmo) as fotos mais cómicas do ano. Consegue não rir?