Ministro anuncia início formal do processo eleitoral após morte de Raisi

O ministro do Interior iraniano, Ahmad Vahidi, anunciou hoje o início formal do processo de convocação e realização de eleições presidenciais antecipadas, na sequência da morte do Presidente, Ebrahim Raisi, há uma semana, num acidente de helicóptero.

Ebrahim Raisi

© Reuters

Lusa
26/05/2024 22:32 ‧ 26/05/2024 por Lusa

Mundo

Irão

O decreto de Vahidi ordena aos governadores das províncias e cidades iranianas que criem comissões eleitorais executivas no prazo de três dias.

O artigo 131.º da Constituição iraniana prevê a realização de eleições no prazo máximo de 50 dias a contar da data da morte ou da declaração de incapacidade de um Presidente.

No dia seguinte à morte de Raisi, os representantes dos três ramos do Estado iraniano reuniram-se e acordaram o dia 28 de junho como data para a votação.

A sede eleitoral iraniana anunciou hoje que o prazo para apresentação de candidaturas estará aberto entre 30 de maio e 03 de junho.

O Conselho dos Guardas da Revolução publicará uma lista definitiva de candidatos aprovados cerca de duas semanas antes das eleições.

A campanha eleitoral propriamente dita terá início a 12 de junho e decorrerá até 27 de junho, de acordo com o calendário publicado pelas autoridades iranianas.

Leia Também: Dois ataques israelitas mataram hoje três pessoas no sul do Líbano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas