Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Ministro anuncia início formal do processo eleitoral após morte de Raisi

O ministro do Interior iraniano, Ahmad Vahidi, anunciou hoje o início formal do processo de convocação e realização de eleições presidenciais antecipadas, na sequência da morte do Presidente, Ebrahim Raisi, há uma semana, num acidente de helicóptero.

Ministro anuncia início formal do processo eleitoral após morte de Raisi
Notícias ao Minuto

22:32 - 26/05/24 por Lusa

Mundo Irão

O decreto de Vahidi ordena aos governadores das províncias e cidades iranianas que criem comissões eleitorais executivas no prazo de três dias.

O artigo 131.º da Constituição iraniana prevê a realização de eleições no prazo máximo de 50 dias a contar da data da morte ou da declaração de incapacidade de um Presidente.

No dia seguinte à morte de Raisi, os representantes dos três ramos do Estado iraniano reuniram-se e acordaram o dia 28 de junho como data para a votação.

A sede eleitoral iraniana anunciou hoje que o prazo para apresentação de candidaturas estará aberto entre 30 de maio e 03 de junho.

O Conselho dos Guardas da Revolução publicará uma lista definitiva de candidatos aprovados cerca de duas semanas antes das eleições.

A campanha eleitoral propriamente dita terá início a 12 de junho e decorrerá até 27 de junho, de acordo com o calendário publicado pelas autoridades iranianas.

Leia Também: Dois ataques israelitas mataram hoje três pessoas no sul do Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório