Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 25º

Milei insiste no ataque a Sánchez: "Tenho o Pedrito em 'match point'"

A tensão aumenta e Milei insiste nas críticas ao mesmo tempo que avisa que não tenciona cancelar a sua viagem a Espanha, no dia 21 de junho. Conheça os últimos desenvolvimentos.

Milei insiste no ataque a Sánchez: "Tenho o Pedrito em 'match point'"
Notícias ao Minuto

08:50 - 22/05/24 por Marta Amorim

Mundo Argentina/Espanha

Horas depois de Espanha ter anunciado a retirada definitiva da sua embaixadora em Buenos Aires, o presidente argentino Javier Milei voltou a atacar o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

"Já tenho o Pedrito em 'match point'", apesar do que os meios de comunicação progressistas possam dizer", disse Milei de forma sarcástica, em alusão ao filme Zorro, durante um fórum empresarial na noite de terça-feira em Buenos Aires.

Em desporto, note-se, 'match point' é o ponto decisivo para o encerramento do jogo.

"El Zorro é um grande personagem porque era um fabuloso anarcocapitalista (...). Tinha dois tipos de inimigos: Monasterio e todos os seus soldados, ou o Estado, digamos que lhes tirava recursos para os levar para Espanha... ainda hoje falo de Espanha. De qualquer forma, já tenho o Pedrito em 'match point', apesar do que os media progressistas possam dizer", disse Milei, sob risos e aplausos da audiência.

Este foi a mais recente referência do presidente argentino ao primeiro-ministro espanhol, mas pode não ser a última. Milei vai apresentar esta noite de quarta-feira em Buenos Aires o mesmo livro que apresentou na semana passada em Madrid: Capitalismo, socialismo e a armadilha neoclássica.

Mas esta não será uma apresentação comum. O chefe de Estado argentino reservou o Luna Park, um local lendário para eventos desportivos e musicais.

Ataques sucederam-se nos últimos dias

O desentendimento que teve início quando Milei chamou "corrupta" à mulher de Sánchez escalaram e o presidente argentino tem dirigido vários ataques ao primeiro-ministro espanhol. 

"Pedro Sánchez mete-se debaixo da saia das mulheres. É tão cobarde que precisou de me mandar bater nas mulheres", declarou Milei, esta segunda-feira, numa entrevista ao canal de televisão Todo Noticias (TN), referindo-se às declarações feitas contra ele pela segunda vice-presidente do governo espanhol, Yolanda Díaz, e pela vice-presidente da Ciência, Inovação e Universidades, Diana Morant.

"Estou noutro campeonato". Milei ataca e chama "cobarde" a Sánchez

O presidente argentino voltou a atacar o seu homólogo espanhol, dizendo que se "mete debaixo da saia das mulheres" e recusa-se a pedir desculpa "em circunstância alguma" pela alegada crise diplomática.

Daniela Carrilho | 11:22 - 21/05/2024

Espanha deixa de ter embaixador na Argentina 

Como consequência desta crise diplomática, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol José Manuel Albares, anunciou esta terça-feira que Espanha vai retirar a sua representação na Argentina. 

Após anunciar que "não haverá embaixadora de Espanha em Buenos Aires", depois de uma reunião do Conselho de Ministros, o governante espanhol explicou que a "atividade da embaixada continuará ao nível do encarregado de negócios".

"Quando a crise diplomática terminar a Espanha terá que nomear um novo embaixador", disse ainda Jose Manuel Albares, acrescentando que "as instituições espanholas não fazem política externa com tweets nem participam em nenhum espetáculo".

Espanha deixa de ter embaixador na Argentina após insultos de Milei

Espanha deixa de ter embaixador na Argentina após insultos de Milei

Anúncio feito esta terça-feira pelo ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares.

Notícias ao Minuto | 13:18 - 21/05/2024

A resposta chegou da Argentina pela voz do próprio presidente, Javier Milei, que, em declarações ao jornal La Nación, afirmou que iria manter o embaixador espanhol no país e que a tomada de posição do governo de Pedro Sánchez mostra que "os socialistas são capazes de fazer qualquer coisa". E acrescentou: "É um disparate típico de um socialista arrogante". 

Embaixadora 'sai' e Milei diz:

Embaixadora 'sai' e Milei diz: "Disparate típico de socialista arrogante"

Em entrevista ao La Nación, o presidente da Argentina reagiu à decisão de Espanha de retirar a embaixadora em Buenos Aires: "Os socialistas são capazes de fazer qualquer coisa".

Notícias ao Minuto | 18:39 - 21/05/2024

Milei viaja para Espanha já em junho

O presidente argentino anunciou, numa mensagem nas redes sociais, que não tenciona cancelar a sua viagem a Espanha, a 21 de junho, para receber um prémio de um grupo de reflexão liberal espanhol.

"Veremos até onde o totalitarismo no sangue o levará.... Vou viajar para receber o Prémio Juan de Mariana", escreveu o líder argentino no seu perfil na rede social X, acompanhando um artigo do jornal digital espanhol Vozpópuli, que afirma que o governo do socialista Pedro Sánchez "está a considerar proibir a segunda visita de Milei a Espanha".

"Veremos se o seu grande complexo de inferioridade permite que os liberais espanhóis me premeiem pessoalmente", pode ler-se.

Leia Também: Governo de Milei suspende temporariamente 'sites' e redes sociais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório