Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

Há dois detidos. São suspeitos de importar e comercializar azeite com irregularidades.

Notícias ao Minuto

23:59 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola deteve duas pessoas, em Múrcia, Espanha, suspeitas de importar azeite de Portugal, que depois era comercializado com rotulagem falsificada, sem registo sanitário ou documentação de rastreabilidade. 

Na operação, denominada 'Almazara', as autoridades apreenderam 400 litros de azeite que não cumpria as normas em vigor.

Segundo a imprensa espanhola, a investigação teve início no passado mês de março, quando a Guardia Civil foi alertada pelo público para possíveis rótulos falsificados que estavam a ser utilizados para vender azeite em diferentes municípios da região de Guadalentín.

Inicialmente, os guardas civis deslocaram-se uma loja de venda a retalho no município de Alhameño, onde encontraram à venda garrafões de cinco litros de azeite com um rótulo falsificado, que os proprietários do estabelecimento disseram que tinham sido adquiridos a um distribuidor.

A Guardia Civil estabeleceu assim a principal linha de investigação sobre o distribuidor do azeite, localizado numa casa em Librilla. Foi na garagem desta casa que foi encontrado um grande número de garrafões de azeite sem rótulo.

Reunidas as provas, as autoridades detiveram duas pessoas por crimes contra a saúde pública e fraude alimentar, suspeitas de estarem por detrás da importação do azeite de Portugal e da sua posterior comercialização e distribuição com rotulagem falsificada.

Pode ver um vídeo da operação divulgado pela Guardia Civil na galeria acima.

Leia Também: Carro embate contra fachada da Segurança Social em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório