Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Cidade francesa 'contrata' duas ovelhas para cuidar de lar (e animar)

A 'contratação' tem como objetivo manter o espaço verde do lar de idosos, oferecer aos residentes "uma atividade para combater contra o declínio cognitivo" e "dar um outro olhar ao lar de idosos e abri-lo ao exterior".

Notícias ao Minuto

10:22 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A cidade de Saint-Médard-en-Jalles, França, 'contratou' duas ovelhas para um lar de idosos. O objetivo é ajudar na manutenção do espaço verde envolvente e proporcionar entretenimento aos residentes para combater o declínio cognitivo. 

Segundo o jornal francês Le Figaro, a autarquia decidiu apostar no ecopastoreio, uma prática secular que consiste na manutenção de espaços verdes de forma ecológica, permitindo o pastoreio de herbívoros e reduzindo o uso de máquinas e produtos químicos. 

As ovelhas - um macho e uma fêmea - chegaram ao lar público Simone de Beauvoir, onde foram recebidos por pequenos e graúdos, e por ali irão permanecer "por um período de um mês antes de regressarem" para junto do "resto do rebanho", explicou a autarquia.

O objetivo é manter o espaço verde do lar de idosos, oferecer aos residentes "uma atividade para combater contra o declínio cognitivo" e "dar um outro olhar ao lar de idosos e abri-lo ao exterior".

Durante a estadia das ovelhas, que ainda não foram batizadas, espera-se que vários jardins de infância e escola visitem o lar de idosos para ver os animais.

A iniciativa foi feita em parceria com o Conservatório de Raças da Aquitânia, que trabalha na proteção e promoção de criação regionais.

A comuna de Saint-Médard-en-Jalles tem cerca de 30 mil habitantes e é a maior da metrópole de Bordéus, com 85 km², sendo que três quartos estão cobertos por espaços verdes. 

Pode ver, na galeria acima, o momento em que as duas ovelhas chegam ao lar de idosos.

Leia Também: Apanhado em Lisboa trio de carteiras já conhecido na Suíça e em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório