Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Dez tripulantes morrem em colisão entre helicópteros militares na Malásia

Os 10 tripulantes de dois helicópteros militares morreram hoje quando os aparelhos colidiram e caíram no oeste da Malásia, disse a Marinha malaia.

Notícias ao Minuto

07:04 - 23/04/24 por Lusa

Mundo Malásia

Os helicópteros participavam em ensaios para as celebrações do 90.º aniversário da Marinha, em maio, quando ocorreu o acidente, pelas 09:32 (02:32 em Lisboa), indicou, em comunicado.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram sete helicópteros a voar em formação a baixa altitude, por cima do estádio da base naval de Lumut, no estado de Perak, no oeste da Malásia.

Quando dois helicópteros se separaram da formação e viraram à direita, um deles atingiu a hélice da cauda do outro, fazendo ambas as aeronaves perder o controlo e despenhar-se.

"Todas as vítimas foram dadas como mortas no local", afirmou a marinha, acrescentando que os restos mortais foram enviados para um hospital para identificação.

Sete tripulantes estavam a bordo de um helicóptero de operação marítima AW139, produzido pela AgustaWestland, uma subsidiária da empresa italiana de defesa Leonardo, disse a Marinha.

Três tripulantes estavam num helicóptero Fennec, fabricado pelo conglomerado multinacional europeu de defesa Airbus.

A imprensa local referiu que o AW139 caiu no complexo desportivo da base naval, enquanto o Fennec atingiu uma piscina próxima.

A marinha disse que vai iniciar uma investigação para determinar as causas do acidente.

O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, disse nas redes sociais que a nação está de luto pela "tragédia devastadora".

Leia Também: Pelo menos quatro mortos em acidente de construção no leste da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório