Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Aeroporto do Dubai normaliza progressivamente após chuvas torrenciais

O tráfego foi hoje retomado progressivamente no aeroporto do Dubai, enquanto a cidade mais turística do golfo Pérsico continuava a funcionar a um ritmo mais lento, dois dias após chuvas torrenciais terem atingido os Emirados Árabes Unidos.

Aeroporto do Dubai normaliza progressivamente após chuvas torrenciais
Notícias ao Minuto

19:46 - 18/04/24 por Lusa

Mundo Dubai

O aeroporto, um dos mais movimentados do mundo, deverá voltar à "plena capacidade dentro de 24 horas", garantiu o seu diretor de operações, Majed Al Joker, à agência noticiosa oficial WAM, enquanto muitas operações aéreas continuavam hoje atrasadas.

De acordo com um porta-voz do aeroporto, foram cancelados 1.244 voos e 41 foram desviados desde terça-feira.

Nesse dia, chuvas recorde, como as que não se registavam há 75 anos, atingiram os Emirados, provocando inundações sem precedentes neste país desértico e de que resultou um morto.

Estes fenómenos extremos foram associados por alguns especialistas ao aquecimento global. "Não há surpresas", declarou à AFP Karim Elgendy, membro associado do grupo de reflexão britânico Chatham House.

Os cientistas esperam "um aumento da variabilidade das chuvas", o que significa mais secas, mas também chuvas mais fortes, explicou.

A intensidade do fenómeno apanhou de surpresa a cidade, que depende fortemente da qualidade das suas infraestruturas para atrair turistas e expatriados, que constituem a maioria da sua população.

Leia Também: Após cheias, autoridades do Dubai resgatam gato que se agarrava a carro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório